O Referencial GovInt para a Intervenção com Cuidadores Informais constitui-se como uma proposta de Modelo de Intervenção Comunitária Integrada com Cuidadores Informais, que defende o envolvimento das diferentes partes interessadas na definição de uma intervenção pública.

Promovido pelo IPAV- Instituto Padre António Vieira e pelo Fórum GovInt, o Referencial apresenta-se como um contributo para facilitar a efetiva implementação do Estatuto do Cuidador Informal numa perspetiva abrangente e assente na colaboração entre atores. Procura ser, ainda, um instrumento de reflexão no domínio da eficácia da implementação das políticas públicas dos cuidados de longa duração, em particular na área dos cuidados informais.

Segundo Henrique Sim-Sim, coordenador da Área Social e de Desenvolvimento, “a apresentação deste inovador manual é também uma oportunidade para debater as políticas e as iniciativas de apoio aos cuidadores informais, os modelos de prestação de cuidados que existem e, sobretudo, para refletir e pensar intervenções técnicas para as lacunas que continuam a existir na prestação de apoio a quem tanto precisa. Recordese que a Fundação tem vindo a colaborar desde há vários anos com o Cantinho do Cuidador da ARS Alentejo Central, assim como tem desenvolvido iniciativas de voluntariado que apoiam, complementarmente, estas pessoas.”

Segundo um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade de Lisboa, realizado em 2023, existem cerca de 827 mil cuidadores informais em Portugal, pessoas que prestam assistência ou cuidados informais a pessoas doentes ou com problemas de saúde relacionados com a velhice, sendo que as principais dificuldades enfrentadas prendem-se com a falta de apoio emocional e financeiro, sofrimento físico e psicológico, isolamento e pouca informação sobre outros apoios técnicos complementares.

Do programa desta apresentação consta uma intervenção de Paula Guimarães e de Joana Carrilho da Silva, coautoras do manual, assim como de Inês Gonçalves, técnica do Programa de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida. A abertura da sessão será da responsabilidade de Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e de Desenvolvimento.

A apresentação do Referencial irá decorrer no dia 19 de Julho, às 14h30.

Fonte: Nota de Imprensa / Fundação Eugénio de Almeida

Secção de comentários fechada.

Veja também

Força Aérea deseja Boas Festas nos céus do país no dia 24 de Dezembro

À semelhança do que vem sendo hábito em anos anteriores, a Força Aérea irá desejar as Boas…