O Serviço de Urgência Polivalente da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) iniciou, no princípio do mês de julho, um novo meio de comunicação dirigido ao familiar ou acompanhante do doente que esteja em observação no Serviço de Urgência.
Para o efeito, no momento da admissão do utente, deverá ser indicado o número de telemóvel do seu acompanhante ou familiar, que fica definido como “acompanhante de referência” para que receba informação sobre o seu atendimento neste Serviço.
O acompanhante de referência indicado, receberá um SMS com a informação em tempo real, sobre o momento da triagem, o atendimento médico, a realização de exames e, por fim, o momento da alta. O envio é feito através de uma aplicação parametrizada para o efeito e cada utente poderá ter mais do que um acompanhante de referência para SMS. Apenas os acompanhantes designados irão receber informação sobre o Utente. Realçamos que todas as informações clínicas serão transmitidas apenas pelos Profissionais de Saúde, que entrarão diretamente em contacto com o acompanhante de referência indicado, sempre que necessário.
“A implementação deste novo projeto visa uma maior humanização dos cuidados de saúde, permitindo que os familiares/acompanhantes dos doentes que estão no Serviço de Urgência Polivalente, acompanhem o seu atendimento, recebendo a informação personalizada em tempo real. Por outro lado, também o trabalho dos Profissionais fica facilitado, pois este automatismo torna mais eficiente a comunicação, tão difícil em contexto de serviço de urgência, realça Luísa Rebocho, Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Hospitalar da ULSAC.
Fonte: Nota de Imprensa / Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC)