Na manhã de domingo, 26 de maio, o Lg. Dr. Pascoal Coelho, em Cabrela, encheu-se de pessoas, que rumaram até esta vila para desfrutar e participar no IV Trail da Filhós. Numa organização da Junta de Freguesia de Cabrela, esta prova registou pelo segundo ano consecutivo uma participação recorde, com perto de 500 inscrições confirmadas, nesta segunda prova que integra o Circuito de Trail “Por Trilhos do Montado”. 

Com um ambiente fantástico, e após o aquecimento conduzido por Rui Espada, foi com o som e animação dos Batucando, e na presença da famosa “Cabrelinha”, mascote da vila e das famosas filhoses de Cabrela, e de Filipe Nuno, padrinho do Trail da Filhós, que se iniciaram as partidas, primeiro dos 17 km, depois dos 10 km e, finalmente, da caminhada.

Se na caminhada se participou pelo convívio e gosto (como o comprovou a Vereadora Sílvia Santos), nos Trails de 17 e 10km, juntou-se o desafio da competição.

Na geral do Trail Longo, em masculinos, José Lair Silva (G.D.R. São Francisco da Serra), foi o primeiro a passar a meta, em 1:17:18, com Luís Ruxa   (Sharish Gin/GD Piranhas do Alqueva), a chegar na 2ª posição, e Rodrigo Carrilho (Casa Benfica Reguengos Monsaraz), o vencedor das duas últimas edições, a completar o pódio. Em femininos, em termos de classificação geral, no Trail Longo, Olga Araujo (Grupo Pegada Ribeirinha) foi a grande vencedora, terminando a prova em 01:51:28, com Cristina Laranjeiro (Grupo Pegada Ribeirinha) a ser segunda e Ana Monteiro (G.D.R. São Francisco da Serra) e ficar na 3ª posição.

default

Na classificação geral do Trail Curto, em masculinos, Pedro Simões (Corredores HB Salátia) bateu a concorrência em 46:18, chegando depois Rafael carvalho (Perna Longa do Almansor) e Guilherme Vicente. Em femininos, Carla Pereira (Grupo Pegada Ribeirinha), culminou o percurso em 57:14, ficando Ester (São necessários dois) no 2º lugar e Alexandra Silva (BRRNIGHTRUNNERS) na 3ª posição.

Dar nota que Filipe Nuno, o padrinho deste Trail, depois de já este ano ter concluído uma das provas de resistência de trail mais emblemáticas do mundo, o The Coastal Challenge, um desafio de 230km com mais de 10000m de desnível divida por 6 etapas, vai em setembro de 2024 integrar uma comitiva de 10 portugueses, num total de 900 atletas, estar no TOR330 – Tor des Géants®, considerada a prova de trail de resistência mais difícil do mundo, que tem 330km em linha, sem etapas previamente definidas, com um D+24000m, e um tempo máximo permitido para conclusão da prova de 150 horas!

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Secção de comentários fechada.

Veja também

Portugal Lés-a-Lés com paragem em Moura

A Praça Sacadura Cabral, em Moura, vai ser ponto de paragem para os participantes do 26.º …