Aquele que é considerado o maior evento de vinhos do Alentejo está de regresso com uma programação cheia de novidades. A 9ª edição do maior evento vínico do Alentejo realiza-se nos dias 24 e 25 de maio, na Praça Giraldo, em Évora, vai juntar néctares e sabores alentejanos aliados à cultura e tradições regionais e promete colocar o evento no mapa, estimando receber cerca de 8 mil visitantes nacionais e estrangeiros.

Os amantes da região e de vinho vão contar com mais de 200 vinhos de cerca de 40 produtores de todo o Alentejo. O evento que reúne o Alentejo de norte a sul, no centro de Évora, surgiu pela primeira vez em 2014 e pretende dar a conhecer o melhor da região – desde o vinho ao turismo, passando pela cultura e pela gastronomia.

Este ano, o evento conta com uma melhoria significativa, com o alargamento do espaço do mesmo, ocupando toda a área disponível da Praça do Giraldo, o que vai permitir que visitantes tenham uma melhor experiência e possam, junto dos produtores, partilhar saberes e sabores do Alentejo e degustar os néctares em prova. Nesta 9ª edição, foram realizadas parcerias que vão permitir aos visitantes fazer as refeições no recinto e degustar os pratos típicos alentejanos.

Recorde-se que o ÉvoraWine é de entrada livre e o copo com uma bolsa para suporte para provar todos os vinhos presentes tem associado um custo de 12 euros.

PROGRAMAÇÃO ÉVORAWINE 2024: 

Sessão de abertura ÉvoraWine | 24 de maio, sexta-feira, às 18h00 | na Praça do Giraldo (Évora)

A partir das 18h00 até às 22h00 terá ao dispor do visitante provas de vinhos e provas gastronómicas. Já a música e cultura alentejana estarão em alta até à meia-noite, começando com a atuação de cante alentejano com a banda Os Almocreves. 

Às 19h00, está agendado um showcooking com chef Filipe Ramalho do Restaurante Páteo Real de Alter do Chão, em harmonia com os vinhos do produtor Ravasqueira e às 20h00, haverá espaço para mais provas gastronómicas com um showcooking a cargo dos Chefs Jorge Peças e Carla Pereira, do Hotel Convento do Espinheiro, com harmonização vínica do produtor Herdade da Mingorra. À mesma hora, haverá lugar para a atuação de fado de Mafalda Vasques, acompanhada por Edgar Baleizão e Lourenço Vaz da Silva.

Para jantar, os visitantes terão acesso a menus exclusivos nos restaurantes Balcão da Praça, Fogo e República das Empadas que terão à sua disposição preços especiais para provar o melhor da gastronomia da região, em parceria com a Confraria Gastronómica do Alentejo.

Mais tarde, pelas 21h00, dá-se a entrega de prémios e donativos: Prémio de Excelência de Vinho; Prémio de Excelência de Gastronomia; Prémio de Excelência de Cultura; entrega dos diplomas “Alentejo_24 wine & food ambassador”; e a entrega de donativos a APCE – Associação de paralisia Cerebral de Évora e APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora. 

Para fechar a noite, haverá ainda espaço para a atuação de Carla Saramago e a sua banda Pedro Peças, Nuno Florindo e Sérgio Galante.

Sábado | 25 de maio, às 18h00 | Praça do Giraldo (Évora)

O segundo dia do ÉvoraWine inicia-se com a habitual prova de vinhos que decorre até às 22h00, e a animação e as provas gastronómicas estarão em vigor até à meia-noite. 

Pelas 18h00 está marcado o espetáculo da Escola de Sevilhanas de Évora e, pelas 19h30, Sons Radiantes com uma atuação de saxofone.

Pelas 20h00, está agendada mais uma sessão de showcooking, a cargo do Chef Francisco Malhão do Restaurante Páteo dos Petiscos de Montemor-o-Novo, em harmonia com vinhos do produtor Quinta do Quetzal. Já às 21h00, é a vez do Chef Gonçalo Queiroz do Restaurante Origens de Évora surpreender os visitantes com uma harmonização dos vinhos do produtor Fita Preta. A noite termina com a atuação da Banda Los Cochoneros.

Fonte: Nota de Imprensa / ÉvoraWine

Secção de comentários fechada.

Veja também

Alentejo arrecada mão cheia de distinções nos Prémios de Enoturismo da APENO

O Alentejo tem vindo a destacar-se como destino de excelência de enoturismo, tendo regista…