Hoje assinala-se o Dia Mundial do Teatro e o Cendrev – Centro Dramático de Évora participa nas comemorações desta data, abrindo as portas do Teatro Garcia de Resende e apresentando dois eventos gratuitos.

A festa faz-se a dois tempos, com duas atividades distintas e muito especiais: o espetáculo “Teatro às Três Pancadas”, às 19h00, e um “Baile Literário” às 21h00.

Assim, ao final da tarde, tem lugar a apresentação da mais recente produção da companhia, estreada este mês – “Teatro às Três Pancadas”, de António Torrado, com encenação de Jorge Baião.

Deste livro, incluído no Plano Nacional de Leitura, são apresentadas três peças: “Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama”, “As Três Abóboras” e “Os Quatro Pés do Trono”. Segundo António Torrado, estas peças foram inspiradas em histórias tradicionais e contos que, adaptados pelo próprio, desencadearam a sua transformação em obras teatrais.

Em “Teatro às Três Pancadas”, uma trupe de saltimbancos caminha de terra em terra para apresentar o seu espetáculo, onde a música transforma o caminho em festa. Na carroça que puxam, transportam um mundo imaginário, onde não faltam reis, piratas, ilhas, guardas, palácios, magos, cortesãos, mendigos, camponeses… e “o prazer irresistível de inventar o Teatro”.

Entramos assim no mundo da imaginação como se entra num sonho que nos leva a um universo transformador e que nos permite ser o que quisermos. É nesse universo de transformação que vivem as personagens destas histórias, cujas aventuras pretendem cativar tanto crianças e jovens como os adultos.

Mais tarde, às 21h00, sob a direção de Fabrice Melquiot, da Cosmogama, tem lugar o “Baile Literário”. O dramaturgo francês irá escrever uma história em oito episódios a partir de uma playlist de oito músicas. Com uma restrição adicional: cada episódio da série deve terminar com o título da música seguinte na playlist. Quatro atores entregam as suas palavras e a playlist ao público, convidando-o a ouvir atentamente os textos e a dançar sem constrangimentos ao som das canções. O “Baile Literário” será uma hora e meia de febre literária e festiva, um espetáculo único, efémero e sempre eufórico.

Ambos os eventos são gratuitos e têm lotações diferentes, sendo necessário o levantamento de ingresso na bilheteira física do Teatro Garcia de Resende.

De salientar que esta celebração do Dia Mundial do Teatro resulta de uma organização conjunta do Cendrev e da Cosmogama.

Mais informações pelo telefone para o 266 703 112 ou por email para [email protected].

Pode ver a reportagem vídeo no seguinte link:
https://www.youtube.com/watch?v=uAtGimet2i4&t=22s

Fonte: Cendrev
Fotos: DS / Cendrev

Secção de comentários fechada.

Veja também

Universidade Sénior do Grupo dos Amigos de Montemor encerra Festa do Teatro 2024

Terminou oficialmente a Festa do Teatro 2024. Entre 2 de março e 6 de abril, cerca de 20 e…