A 8 de março de 2024 celebrou-se o Dia do Município, o Dia de São João de Deus e o Dia Internacional da Mulher. O feriado municipal foi vivido com muita animação e atividade em Montemor-o-Novo, tendo o dia sido comemorado com uma série de iniciativas dinamizadas em diferentes áreas. Do desporto ao património, da fé à cultura e terminando com um concerto incrível que trouxe a Banda da Armada Portuguesa e a flautista Sara Sá até ao palco do Cineteatro Curvo Semedo.

O dia teve início às 9h00, com a habitual cerimónia de Hastear das Bandeiras no exterior do edifício dos Paços do Concelho, contando com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo. A cerimónia seguiu marcha até ao Largo de São João de Deus, onde se honrou o Santo padroeiro da cidade, e terminou junto à Igreja do Hospital de São João de Deus.

Quem privilegia a atividade física teve duas excelentes propostas para aproveitar a manhã do feriado municipal: pelas 9h30 iniciou-se um Passeio de BTT em torno da cidade, dinamizado pelo Grupo de Cicloturismo de Montemor-o-Novo; por sua vez, às 10h00, o Movimento Democrático das Mulheres de Montemor-o-Novo organizou uma Caminhada com começo no Parque Urbano. A manhã terminou com uma Visita Guiada intitulada ‘Percursos de São João de Deus’, na qual foram revisitados alguns dos percursos do Santo, desde a Igreja Matriz de Montemor-o-Novo até ao Hospital de São João de Deus.

A Mulher e o acesso à saúde foram as temáticas da conversa da tarde no Auditório da União de Freguesia de N.ª Sr.ª da Vila, N.ª Sr.ª do Bispo e Silveiras. ‘A Revolução e o Acesso das Mulheres aos Serviços de Saúde’ contou com a presença da Dr.ª Regina Coroado. O resto da tarde voltou a ser dedicado à fé. Sob chuva que não demoveu os fiéis, manteve-se a tradição com a realização da Procissão de São João de Deus, que também ligou a Igreja Matriz à Igreja do Hospital de São João de Deus, onde decorreu uma solene eucaristia bastante acorrida.

À noite, no Cineteatro Curvo Semedo, o Dia do Município culminou com um fabuloso concerto com a Banda da Armada Portuguesa e a solista Sara Sá, na flauta. O executivo da Câmara Municipal distribuiu flores pelas Mulheres montemorenses à entrada da sala. Já no palco, o discurso do Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, antecedeu o espetáculo, com o enaltecimento da importância e da singularidade de Montemor-o-Novo, “(…) berço de lutadores pela Liberdade, de cidadãos que, com a sua ação, contribuíram para um mundo melhor”, como São João de Deus, exemplo destacado pelo Presidente da Câmara: “Inspiremo-nos na sua obra: façamos bem a nós próprios cuidando do próximo, dando aos outros.” Também a Mulher foi destacada por Olímpio Galvão no Dia Internacional da Mulher. O Presidente destacou o progresso da luta pela igualdade entre mulheres e homens, mas frisou que ainda há muito a fazer para alcançar essa igualdade, dando o mote: “Está nas mãos de todos nós lutarmos pela liberdade, pela igualdade e pela felicidade da Mulher”, terminando com três “vivas”, um para cada elemento a ser comemorado no dia 8 de março.

O que se seguiu foi absolutamente sublime: a Banda da Armada Portuguesa, aberta às Mulheres desde 2002, deu um grandioso espetáculo perante uma sala do Curvo Semedo bem composta que os aplaudiu, bem como à solista Sara Sá, de pé. Não restou dúvidas que os artistas abrilhantaram a noite, terminando as comemorações do Dia do Município, do Dia de São João de Deus e Dia Internacional da Mulher da melhor forma.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Secção de comentários fechada.

Veja também

CIMAC promove Inspeção Operacional nos Espaços de Jogo e Recreio do Alentejo Central

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), em colaboração com os seus municí…