A ponte sobre a “Ribeira do Alcarrache”, implantada na EM517, sobre a albufeira do Alqueva, encontra-se neste momento a ser alvo de um registo do volume de tráfego.

Para tal, equipas dos municípios de Moura e Mourão encontram-se a inquirir os condutores sobre as características dos veículos de acordo com a sua categoria, carga e frequência de utilização daquela via. Estes dados servirão para atualizar o relatório de inspeção, realizado em 2021, por empresa da especialidade, com vista à consolidação de conclusões e medidas que permitam garantir as necessárias medidas de qualificação e estabilização do tabuleiro.

As patologias constatadas são, na sua maioria, de origem mecânica, devido a esforços aplicados à estrutura. A obra de arte em questão tem uma idade inferior a 20 anos, presumindo-se que a explicação para o desenvolvimento de patologia estrutural se deve a falhas e incorreções numa das etapas de construção.

Os dois municípios, atendendo à importância de garantir a segurança de circulação e de cidadãos, num esforço conjunto, apresentarão um conjunto de medidas para travar a deterioração do equipamento e garantir a sua correta utilização, estando prevista a marcação de uma audiência junto da tutela com vista a exercer a necessária reivindicação para suporte e apoio financeiro na correta obra de reabilitação que deverá ser promovida a médio prazo.

Moura e Mourão têm trabalhado afincadamente com técnicos e executivos dos seus municípios associados tendo em vista um maior desenvolvimento desta temática, procurando a criação e mobilização de todas as medidas e ações que promovam a devida correção do problema identificado, gerindo bem a opção de se cumprir os compromissos que assumimos.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Moura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Évora: Programa da Feira de S. João para 21, 22 e 23 de Junho

Feira de S. João em Évora 21, 22 e 23 de Junho …