Na 20a edição dos prémios AURUM 2023 – Europa – Excellence – Enogastronomic a Adega Cartuxa foi reconhecida na categoria Best European Winery 2023 (Melhor Adega Europeia 2023).

Estes prémios de elevado prestígio e potenciadores da atividade turística e económica dos países e das regiões dos seus vencedores, são conferidos por especialistas na área da enologia e da gastronomia.

Trata-se do CEUCO, Conselho Europeu das Confrarias Enogastronómicas, entidade cujos membros promovem e protegem os produtos de origem, de reconhecida qualidade, e as boas práticas e tradições na sua produção. Este organismo integra países como França, Itália, e Espanha, entre outros, e os seus representantes selecionam e reconhecem o valor às entidades que mais se destacam nestas áreas a nível europeu.

Este ano, a gala de entrega dos prémios realizou-se em Castellon, Valência, Espanha, sábado, 28 de outubro, e, como habitualmente, juntou membros de muitas regiões europeias que, nesta oportunidade, dão a conhecer os produtos de excelência que os representam.

O selo de reconhecimento atribuído por estes prémios, coloca as regiões dos vencedores nas rotas europeias do enoturismo e do turismo gastronómico europeu, facto que historicamente representa um impacto económico significativo nessas regiões e nos respetivos países. Por isso, a distinção feita à Adega Cartuxa estende-se a todo o Alentejo e a Portugal.

A estratégia da marca Cartuxa nos últimos anos tornou, de forma inédita, a Adega Cartuxa como o maior exportador europeu de vinhos para o mercado brasileiro em 2022.

Na mesma linha, também o Enoturismo da Cartuxa, através das vistas às adegas e das provas de vinho, bate sucessivos recordes, esperando-se que este ano sejam ultrapassados os 30 mil visitantes, dos quais uma percentagem muito significativa são turistas estrangeiros. Esta área de tasting e “experiência de marca” é complementada com a Enoteca da Cartuxa, que junta a experimentação de vinhos Cartuxa com a gastronomia, através de uma abordagem contemporânea e inovadora da cozinha tradicional alentejana.

Terão sido os resultados crescentes e muito consistentes dos últimos anos a contribuir para colocar a Adega Cartuxa no radar destas entidades a nível europeu e a confirmar o reconhecimento da excelência da marca e dos seus vinhos.

Fonte: Nota de Imprensa / Adega Cartuxa – Fundação Eugénio de Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Já é conhecido o embaixador de vinhos do Alentejo no Brasil, principal mercado de exportação

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) acaba de eleger o vencedor da 10ª ediçã…