A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) rumou até ao Reino Unido para dar a conhecer o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) a centenas de retalhistas, sommeliers e outros compradores de vinho.

Os eventos do Specialist Importers Trade Tastings (SITT) ocorreram a 18 de setembro, em Londres, e a 20 de setembro, em Manchester, e o método de produção sustentável da região foi tido como exemplo, tendo estado em grande destaque nas iniciativas. 

Nesta que é a 18.ª edição do SITT estiveram presentes 12 produtores detentores da certificação de produção sustentável que é vista como selo de autenticidade e reconhecimento internacional. Por cumprirem práticas ambiental, social e economicamente mais sustentáveis marcaram lugar produtores como a Herdade dos Grous; Tapada de Coelheiros; Herdade da Lisboa; Parras Wines; Quinta do Paral; Herdade da Malhadinha Nova; Rocim; Adega Mayor; Esporão; Herdade dos Lagos; Casa Relvas e Casa Clara. 

O evento contou ainda com a participação de João Barroso, coordenador do PSVA, que, juntamente com Julia Harding, uma das personalidades mais influentes e respeitadas no mundo dos vinhos, foi responsável pela masterclass “Vinhos do Alentejo: Vinhos únicos por natureza, únicos pela natureza.”  

Recorde-se que o PSVA é uma iniciativa que nasceu em 2015, e que coloca a região do Alentejo como pioneira na implementação de medidas de agricultura sustentável, sendo o selo de certificação de produção sustentável único em Portugal reconhecido internacionalmente. O PSVA conta já com mais de 640 membros que cobrem cerca de 60% da região vitivinícola do Alentejo, o correspondente a 13 mil 464 hectares, e atualmente 16 produtores receberam o selo de produção sustentável. 

Fonte: Nota de Imprensa / Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA)
Foto: Seb Higgins Photography

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Évora: Novo Capítulo na História do Pêra-Manca

O panorama vitivinícola deste ano vai ficar indelevelmente marcado pelo Pêra-Manca Tinto 2…