O Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida promove mais uma edição do CIS EMPREENDE – Concurso para Novas Soluções Sociais, uma iniciativa que visa distinguir e apoiar projetos de Inovação Social que respondam a desafios concretos da comunidade, enquadrados na lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definida pela Organização das Nações Unidas.

O CIS EMPREENDE irá distinguir quatro vencedores, aos quais será dada a oportunidade de concretizar a sua ideia, através do apoio e consultoria relativa aos projetos selecionados.

No passado (…)

“A visão humanista da sociedade é o farol que tem orientado toda a ação da Fundação Eugénio de Almeida, desde a sua criação, há 60 anos. Durante estas seis décadas, a Fundação tem procurado responder aos desafios concretos da comunidade, adaptando-se às necessidades dos diferentes tempos. Neste contexto, a Inovação Social desempenha um papel crucial no país, e sobretudo no Alentejo, pois permite abordar problemas concretos das populações, como o despovoamento e a falta de oportunidades económicas, entre outros. Ao promover soluções criativas e sustentáveis, a Inovação Social tem o potencial de revitalizar a região, melhorando a qualidade de vida das pessoas e impulsionando o desenvolvimento local”, afirma Maria do Céu Ramos, Secretária-Geral da Fundação Eugénio de Almeida.

“Procuramos boas ideias, que sejam inovadoras, que tenham potencial e que assentem em modelos de negócio sustentável, com verdadeira capacidade para serem aplicadas na região de Évora e no Alentejo”, destaca Henrique Sim-Sim, coordenador da Área Social e de Desenvolvimento da FEA.

Os quatro projetos vencedores serão integrados num Programa de Pré-Aceleração de 10 sessões com o apoio de profissionais especialistas, ao qual se seguirá a fase de Incubação no Centro de Inovação Social durante seis meses. Antes de conhecidos os vencedores, os oito finalistas integrarão um Programa de Capacitação.

Podem concorrer a este concurso todas as pessoas maiores de idade, individualmente ou em equipa, bem com entidades coletivas.

Mais informações sobre o CIS – EMPREENDE podem ser consultadas aqui.

As inscrições decorrem até 31 de Outubro.

A Fundação Eugénio de Almeida é uma Instituição de direito privado e utilidade pública, sediada em Évora, que tem como missão o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável da região. Fundada em 1963 por Vasco Maria Eugénio de Almeida, tem tido um importante impacto económico, social e cultural em toda a região do Alentejo. Entre os seus mais relevantes projetos, destacam-se o Centro de Arte e Cultura, principal pólo de arte contemporânea a sul do Tejo; o Centro de Inovação Social, primeiro do género na região; o Banco de Voluntariado, projeto internacionalmente acreditado. A Fundação é detentora de um vasto património cultural, reabilitado para a fruição pública, sendo também responsável por um extenso programa de Bolsas e Apoios. É membro da Comissão Executiva de Évora 27 – Capital Europeia da Cultura.

Em 2023, a Fundação Eugénio de Almeida comemora 60 anos de existência.

Fonte: Nota de Imprensa / Fundação Eugénio de Almeida

Veja também

Workshop sobre Planeamento da Intervenção Social reúne técnicos e dirigentes municipais do Alentejo

No passado dia 2 de abril, o auditório da CCDR Alentejo, I.P., foi palco do workshop “Plan…