O passado fim de semana foi histórico para a vila de Cabrela, onde se realizou a primeira edição do Alentejo World Heritage Festival, organizada pelas associações Égide e Lar Doce Ler, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo. Durante três dias, entre 25 e 27 de agosto, o cante alentejano, o fado e o flamenco, as três expressões artísticas ibéricas classificadas como Património Imaterial da Humanidade foram celebradas e estiveram em evidência.
O Festival incluiu um fantástico concerto que uniu o Grupo Coral Fora d’Oras e o Coro Participativo de Cante de Cabrela à inconfundível voz de Celina da Piedade, que teve lugar no serão de 25 de agosto.
O seu ponto alto chegou no sábado, dia 26 de agosto, ao final da tarde. Às 19h30 teve início um sublime concerto que juntou as três formas artísticas celebradas, com algumas das figuras que maior destaque têm atualmente em cada uma delas. O concerto juntou Luís Trigacheiro a Sara Correia e Duquende, protagonistas, acompanhados pela companhia Barcelona Flamenco Ballet, o Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo e o Grupo Coral Fora d’Oras com o Coro Participativo de Cante de Cabrela. Este concerto único cumpriu com todas as expectativas, tendo 1500 pessoas na assistência e representando com distinção as formas musicais ibéricas. No espetáculo marcaram presença, em representação do Município de Montemor-o-Novo, o Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, bem como os Vereadores Henrique Lopes, Sílvia Santos e António Pinto Xavier. Ainda a 26 de agosto, mas no Largo Dr.º Pascoal Coelho, a noite continuou com o concerto ‘Fado Cabrela’, onde o fadista cabrelense João Paulo Marques celebrou os seus 35 anos de carreira em casa, juntando em palco a Banda de Cabrela, mas também contendo alguns momentos surpresa.
Pela manhã de domingo, 27 de agosto, realizou-se também no âmbito do Alentejo World Heritage Festival, um Workshop de Flamenco na casa do Povo de Cabrela. Durante a tarde, Cabrela teve mais uma demonstração da cultura espanhola, com a realização de uma Missa Flamenca a anteceder a Procissão. Todas estas iniciativas estiveram integradas nas Festas de Cabrela, também dinamizadas ao longo do fim de semana.
Em resumo, o Alentejo World Heritage Festival revelou-se um tremendo sucesso: para Cabrela, para as associações organizadoras e para o Município de Montemor-o-Novo, que se pode orgulhar de ter tido, dentro dos limites do concelho, uma verdadeira ode à cultura musical e artística alentejana, nacional e ibérica.
Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo