O Município de Reguengos de Monsaraz assinou no dia 21 de junho com a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) o acordo que define os princípios gerais para a criação das condições necessárias para garantir a prestação de cuidados de saúde primários na Unidade de Saúde Familiar de Reguengos de Monsaraz (USF REMO) e nas extensões de saúde do concelho.

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, assistiu à assinatura do acordo e homologou de imediato o documento, que terá posteriormente protocolos específicos de cooperação.

Este acordo prevê que a ARSA apoie a constituição da equipa de médicos de medicina geral e familiar com base nas medidas de apoio à fixação de médicos de família no concelho promovidas pela autarquia para que a USF REMO transite para o modelo B no prazo de seis meses. O documento define também o apoio para a instalação de Balcões SNS 24 nas freguesias rurais do concelho. A ARSA, em articulação com as instituições sob a tutela do Ministério da Saúde, vai ainda garantir, com caráter de continuidade e estabilidade, dentro das limitações de recursos existentes, a afetação dos recursos humanos necessários ao funcionamento e desenvolvimento das atividades relacionadas com a prestação de cuidados de saúde primários no concelho.

Manuel Pizarro esteve em Reguengos de Monsaraz no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo” e manifestou todo o seu apoio para que a USF REMO passe para o modelo B até ao final do ano. Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, anunciou durante a cerimónia que devido à implementação do Regulamento Municipal de Apoio à Atração e Fixação de Médicos de Família vão começar a trabalhar na USF REMO mais dois médicos de família e que terá na próxima semana uma reunião com outro clínico que manifestou a sua intenção de desempenhar a profissão no concelho.

A iniciativa “Governo Mais Próximo” programou também atividades em Reguengos de Monsaraz com o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira. José Luís Carneiro encerrou o seminário Turismo Seguro – Um Contributo para o Desenvolvimento Turístico e a autarquia definiu com o governante que vai avançar com a criação do Conselho Municipal de Segurança e solicitou o reforço de militares nos postos da GNR de Reguengos de Monsaraz e de Telheiro, que perderam cerca de metade dos efetivos na última década.

Ana Mendes Godinho inaugurou as obras efetuadas na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas de São Marcos do Campo e a ministra informou a câmara municipal que vão abrir em breve candidaturas para projetos na área das respostas para o envelhecimento, tendo ficado estabelecido que a autarquia vai propor para captação de apoios financeiros a construção de uma estrutura semelhante para os idosos na freguesia de Monsaraz. Isabel Ferreira visitou os trabalhos realizados na requalificação e consolidação de uma parte das muralhas da vila medieval de Monsaraz e na reabilitação do Caminho da Barbacã, mas ficou também a conhecer a estratégia de promoção turística da câmara municipal e os eventos realizados este ano, como a participação na Bolsa de Turismo de Lisboa e a ação de divulgação efetuada na capital em locais como a Casa do Alentejo, a Assembleia da República, a Praça do Rossio e a Estação de Santa Apolónia.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Programa da RTA destaca que “qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma”

A atividade física, em particular dos mais velhos, foi o tema escolhido para o programa de…