Teve lugar no passado sábado, 17 de junho, a 15.ª edição da prova de Águas Abertas, que reuniu nadadores federados e não-federados na Barragem dos Minutos, em Montemor-o-Novo.

Uma vez mais, a prova foi um sucesso, já que participaram um total de 143 nadadores, em representação de cerca de 30 equipas de vários pontos do país, divididos pelas diferentes provas: 81 participantes nos 1.500 metros federados, 37 participantes nos 1.500 não-federados, 25 participantes nos 400 metros e também 13 equipas nas estafetas (4x300m).

Após as provas, a entrega dos prémios contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.

Na prova de promoção de 400 metros, em termos absolutos, nos femininos, a 1.ª classificada foi Beatriz Santos, em 2.º Sofia Dias e em 3.º Carolina Cénico, todas a representar o Atlético Clube de Montemor (ACM). Já em masculinos, Santiago Falcão (ACM) foi o primeiro a concluir a prova, seguido de Rodrigo Silva (ACM) e, em 3.º ficou Afonso Ferreira (Clube Oriental de Lisboa.

Na classificação geral da prova de 1500 metros federados, em femininos, Letícia Magalhães (22.51,89), do Clube Naval de Setubalense (CNS), alcançou o 1.º lugar do pódio (nadando na Categoria 2), seguindo-se Ana Cruz, do AMINATA, e a montemorense Ana Gervásio (1.ª classificada em Masters ABCD), em representação do ACM. Em termos de escalões, Laura Miranda foi a líder em Masters EFGH, representando a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Colégio Integrado Monte Maior (ADRCCIMM), enquanto que o primeiro lugar na Categoria 1 foi conquistado Cláudia Silva, também do ACM, Letícia Magalhães foi a 1.ª classificada, em representação do CNS, ao passo que na Categoria 3, subiu ao primeiro lugar do pódio Gabriela Matos (atleta da Natação Adaptada), do Alhandra Sporting Club.

Na classificação geral da prova de 1500 metros federados, mas em masculinos, o montemorense João Serra (19.32,65) venceu a competição de 1.500 metros masculinos, em representação do Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro (inserido em Masters ABCD), seguido por António Pedro Martins, da Casa do Povo de Ferreira do Zêzere (CPFZ), e por Cristiano Santos, também da CPFZ. No que toca a escalões, Pedro Falé Silva, do ACM, foi líder na Categoria 4. Carlos Cabrita liderou em Masters EFGH, em representação do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira. Na Categoria 4, Rodrigo Souza, também do ACM, foi o melhor classificado.

Na classificação geral da prova de 1500 metros não federados, em femininos, Inês Carlota (29.05,68), do AmoraSub/A.N.Am, alcançou o 1.º lugar do pódio (nadando na Categoria 4), seguindo-se Inês Ventura, da Escola de natação de Mora (Categoria 1), e Ana Margarida Maia (Categoria 4), fechou o pódio.

Em termos de escalões, na Categoria 2, Catarina Santos, subiu ao 1.º lugar da classificação, enquanto que o primeiro lugar em Masters FGH foi conquistado por Maria Paixão, dos Tubarões da Piscina.

Na classificação geral da prova de 1500 metros não federados, mas em masculinos, Diogo Rosado (22.45,17) venceu a competição, em representação da Escola de Natação de Mora (inserido na Categoria 1), seguido por Hugo Grancho Silva (em Masters ABCD) e por Francisco Magro (Categoria 2), do AMINATA. No que toca a escalões, Bernardo Quadrado venceu a Categoria 4 e Rui Marques em Masters EFGH).

Mas, acima de tudo, nas XV Águas Abertas reinou a inclusão, tendo sido entregues ofertas, por parte do Município de Montemor-o-Novo, aos atletas mais experientes em prova por género: Maria do Carmo Fonseca e Mário Melo, ambos do ADRCCIMM, sendo que o Mário Melo, foi o 1.º classificado em Masters IJKL. Para além disso, há que destacar a fantástica participação de alguns atletas da Natação Adaptada, em representação do Alhandra Sporting Club e do Palmela Desporto.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Aberta a fase de candidaturas para a 17ª Gala do Desporto do Alentejo Central

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central irá realizar a 17.ª Gala do Despor…