O Rossio de São Brás acolhe, como habitualmente, o evento mais aguardado anualmente, em Évora. Vão ser dez dias de encontros, diversão e oportunidades de negócio, num dos certames mais emblemáticos realizados a sul do Tejo, onde são esperados milhares de visitantes.

O cartaz da Feira é um dos mais fortes dos últimos anos, com grandes nomes da música nacional como Jorge Palma, Clã, Gisela João, The Black Mamba, Carolina Deslandes, Marisa Liz, Tiago Bettencourt, D.A.M.A e, também, os eborenses ÁTOA.

Para lá da música no palco principal, localizado junto ao Monte Alentejano, a popular e secular Feira de São João, organizada pela Câmara Municipal de Évora em parceria com inúmeros agentes e entidades do concelho e da região, traz-nos muitos motivos de interesse, com oportunidade para os agentes envolvidos darem a conhecer as suas atividades. A par do setor económico, que inclui as mostras institucional, de artesanato e de artes decorativas, destaque para os espaços desportivo e jovem, este ano situados no Jardim Público, e para o espaço criança, no parque infantil. No CDAPEC (ex-IROMA), na R. Diana de Liz, vai estar a 8.ª Exposição Agropecuária.

Ao longo destes dias de festa, o Rossio de S. Brás transforma-se em local de romaria por parte de milhares de eborenses e visitantes que aqui procuram momentos de lazer, onde não faltam os divertimentos e as sempre concorridas Tasquinhas.

Um dos momentos marcantes da Feira é o tradicional Grande Prémio de S. João de atletismo, agendado para o dia 24 (sábado), a partir das 21h00, no Complexo Desportivo de Évora. No dia 25 (domingo), a partir das 09h00, para os mais pequenos, realiza-se o Run Kids. No campo do desporto temos ainda torneios de São João em várias modalidades (natação, futsal e teqball), para além de demonstrações de outros desportos.

Este ano, a autarquia reforçou a rede de transportes gratuitos para a Feira de S. João, com ligação aos parques de estacionamento periféricos (Av. Eng. Arantes e Oliveira, Porta da Lagoa, Porta de Aviz e Av. Lino de Carvalho). Estas carreiras gratuitas vão funcionar diariamente, entre as 20h00 e as 00h30, em percurso contínuo com paragem em todos os parques referidos.

Destaque, na edição de 2023, para a preocupação evidenciada com as questões de inclusão para pessoas com mobilidade reduzida, as quais se refletem na disponibilização de percursos, casas de banho e estacionamentos acessíveis. Foi, também, implantada uma plataforma para pessoas com deficiência no recinto do palco principal, para que seja possível assistir aos concertos em condições de segurança.

A 29 de junho celebra-se o feriado municipal da cidade, coincidente com o Dia de S. Pedro. Recorde-se que a Feira de S. João é um dos certames mais antigos da região, tendo a primeira edição acontecido em 24 de junho de 1569, através de alvará concedido por D. Sebastião.

O programa completo e os horários e percursos dos transportes da Feira de S. João podem ser consultados em:
https://fsjoao2023.cm-evora.pt

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Bairro Comercial Digital de Évora apresentado segunda-feira, dia 4 março

O consórcio liderado pelo Município de Évora, de que fazem parte a Associação Comercial do…