O Dia Nacional das Coletividades 2023 celebrou-se em Évora, no passado sábado, 27 de maio, dia em que a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), entidade organizadora, comemorou também o seu 99o aniversário.
A celebração teve lugar na sala de conferências do Palácio de D. Manuel, e incluiu um vasto programa que decorreu durante todo o dia. Deste, foram ponto alto o lançamento da edição no 10 da revista “Análise Associativa”, balanços, debates, música pelo grupo eborense “Vozes do Imaginário”, poesia dita pelo Ator Ivo Luz, e ainda a entrega de distinções e galardões a personalidades e instituições que se destacaram no mundo associativo.
A Câmara Municipal de Évora e a SOIR Joaquim António de Aguiar mereceram ambas distinções atribuídas pela CPCCRD.
Ao Município coube a distinção “Parceiro do Ano 2023”, justificada pelo trabalho desenvolvido pela Autarquia eborense no permanente apoio e incentivo às associações e coletividades, permitindo-lhes a afirmação como “verdadeiras escolas de cidadania e de exercício dos valores democráticos”. Justificou ainda a CPCCRD a atribuição desta distinção pelo papel desempenhado pela Câmara Municipal no combate aos efeitos da pandemia, com apoio e incentivo ao movimento associativo em diversos níveis.
À prestigiada coletividade do Pátio Salema coube o “Galardão Valor e Exemplo”, justificado pela forma “consequente e permanente” como esta instituição secular tem orientado a sua atividade, “de importância relevante na educação popular e na criação e fruição culturais, contribuindo de forma significativa para o acesso à cultura de camadas da população que, de outro modo, não o teriam.”
O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, deu as boas vindas aos participantes e agradeceu a distinção, referindo-se à importância que as coletividades de cariz popular sempre representaram na sociedade como pilares fundamentais na consolidação da democracia no período pós-revolução de Abril de 1974. Na sua intervenção de agradecimento, o autarca eborense garantiu que a Câmara Municipal continuará a prestar todo o apoio possível às coletividades sediadas no Concelho, e perspetivou que o próximo ano, 2024, ano do cinquentenário do 25 de Abril em coincidência com o Centenário da CPCCRD, possa, com base neste importante marco histórico, constituir uma afirmação de vitalidade para as coletividades, e que estas tenham todo o apoio que merecem por parte das instituições oficiais.
Com cerca de 38 estruturas descentralizadas por todo o país (Federações Distritais e Concelhias e Coletividades ELO) e mais 4.300 filiadas, a Confederação das Coletividades tem como missão o reconhecimento e a valorização do Movimento Associativo Popular, nomeadamente através da apresentação e discussão de diplomas legais adequados e justos para as coletividades de cultura, recreio e desporto.
Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora