A convite do Ministério da Cultura, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá fez ontem em Bruxelas uma apresentação sobre a nomeação de Évora como Capital Europeia da Cultura em 2027. Durante a reunião do Conselho da União Europeia de Educação, Juventude, Cultura e Desporto, Carlos Pinto de Sá apresentou o conceito e a proposta de Évora_27.

Ao longo de dois dias, os ministros dos Estados-Membros da UE responsáveis pela educação, juventude, cultura e desporto reuniram-se em Bruxelas para debater uma série de temas, nomeadamente, a dimensão social de uma Europa sustentável para a juventude, o respeito pelos direitos humanos na organização de grandes eventos desportivos internacionais, e o Regulamento Liberdade dos Meios de Comunicação Social.

Depois de, no dia anterior, o Conselho ter abordado questões relacionadas com a Juventude e o Desporto, na manhã de terça-feira, dia 16 de Maio, o órgão europeu debruçou-se sobre a cultura e o audiovisual. A apresentação sobre Évora 2027, Capital Europeia da Cultura decorreu neste contexto.

Durante a intervenção, Carlos Pinto de Sá salientou: “Com o ‘vagar’, ancorado na nossa identidade e de cariz universalista, com o nosso projeto identitário de Capital Europeia de Cultura, queremos ser protagonistas da transformação ecológica, reequilibrando o Ser Humano, o urbano e a Natureza, recentrando a arte, a cultura, o belo; da transformação digital com a inclusão de todos; de uma economia ao serviço das pessoas, retomando e dinamizando a economia circular; de outro modo de vida para a Europa, valorizando-o com o modo de vida alentejano; da democracia participativa na construção de uma Europa dos Povos, da amizade e cooperação, da Paz.” No final da apresentação, foi partilhado o filme promocional “Levem Évora!”

Évora_27, Capital Europeia da Cultura, é promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara Municipal de Évora, com apoio das quatro comunidades intermunicipais do Alentejo que representam os 47 municípios da região.

Mais info: https://newsroom.consilium.europa.eu/events/20230515-education-youth-culture-and-sport-council-may-2023/139897-joint-doorstep-pt-adao-e-silva-pinto-de-sa-20230516

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Bairro Comercial Digital de Évora apresentado segunda-feira, dia 4 março

O consórcio liderado pelo Município de Évora, de que fazem parte a Associação Comercial do…