Os moinhos do Núcleo Museológico do Alto de S. Bento vão estar abertos durante todo o dia 15 de abril para a população desfrutar, no âmbito da iniciativa nacional “Moinhos Abertos 2023” em que a Câmara Municipal de Évora participa.

Neste dia os técnicos municipais estão disponíveis para fazer visitas guiadas aos moinhos e mostrar o trabalho do Núcleo à comunidade em geral, entre as 9 e 12 horas e das 14 às 17 horas. Pode agendar a sua visita pelo telefone 266 736 163 ou pelo seguinte correio eletrónico: [email protected]

Um evento que assinala o Dia Nacional dos Moinhos por todo o País e que, segundo informação dos Moinhos de Portugal (http://www.moinhosdeportugal.org/ws/) estarão à disposição de todos 272 moinhos e 23 núcleos moageiros em 53 municípios.

Pode ainda consultar a brochura com o programa na referida página, na qual consta além dos moinhos do Alto de S. Bento, o Moinho do Cú Torto (moinho de vento e restaurante típico alentejano, no Bairro da Sra. do Carmo) e o Moinho da Ponte do Albardão (no Rio Degebe, junto à Ponte Nova do Albardão (Estrada da Vendinha/Reguengos)).

Recorde-se que já existem três moinhos reabilitados pela Câmara Municipal no Alto de S. Bento, o último dos quais um moinho de vento destinado à moagem de cereais que foi inaugurado em 2022 e dá a conhecer à população todo o ciclo de preparação do pão tradicional.

Fonte: Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Bairro Comercial Digital de Évora apresentado segunda-feira, dia 4 março

O consórcio liderado pelo Município de Évora, de que fazem parte a Associação Comercial do…