“Eborae Mvsica” – Associação Musical de Évora informa que vai ser realizada a masterclass de guitarra, nos dias 28, 29 e 30 de abril, no Convento dos Remédios, em Évora, sob a orientação de Artur Caldeira. Esta masterclass é organizada pela Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes.

A masterclass tem início no dia 28 de abril, às 21h30, com um recital pelo formador Artur Caldeira. A masterclass termina com um concerto no dia 30 de abril, às 18h00, em que participarão o formador e os formandos.

Esta masterclass pretende dar a conhecer o instrumento e sua utilização. Tenciona qualificar a execução instrumental através de trabalho de conjunto e individual com cada participante, com execução de obras e identificação de possíveis correções, desde a postura ao uso do instrumento. Pretende-se também proporcionar momentos de partilha entre todos os participantes. Tem como destinatários alunos/músicos de nível superior, secundário e fim de básico.

Artur Caldeira é licenciado em Guitarra Clássica e Mestre em Interpretação Artística pela ESMAE. Foi-lhe atribuído, após provas públicas, o Título De Especialista em Música. É doutorado em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.  Guitarrista premiado, apresentou-se a solo com diversas orquestras (Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Clássica do Centro, Mitteldeutsche Kammerphilharmonie Schönebeck) e coletivos em Portugal e em vários países (como França, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Eslováquia, Marrocos, África do Sul). Realizou primeiras audições absolutas de obras de Fernando Lapa e Marina Pikoul, bem como da sua transcrição publicada (AVA Editions) do Concerto em Lá M de Carlos de Seixas. Fundou o grupo “Som Ibérico”, para o qual escreveu arranjos de temas da Música Popular Urbana Portuguesa, gravando um CD onde assinou a produção e a direção musical. Gravou em 2020, o CD Saber Ouvir – Música Portuguesa Para Guitarra Clássica. Recebeu em fevereiro de 2020 a medalha da Assembleia Nacional de França pela sua contribuição para a partilha das culturas francesa e portuguesa. Lecionou do 1º ciclo do Ensino Artístico Integrado do CMCGB (Formação Musical) ao Mestrado na ESMAE (Instrumento Música de Câmara e outras UCs), passando pelo 2º ciclo do Ensino Básico (Educação Musical) e por todo os níveis do Ensino Especializado da Música (básico e secundário de Instrumento do CMP e de diversas academias privadas). É Professor do CMP desde 1992, onde foi admitido após rigorosas provas públicas. Leciona desde 2009 na ESMAE – P. PORTO.

O prazo das inscrições é até ao dia 26 de abril de 2023. As inscrições serão aceites por ordem de chegada. A inscrição deverá ser enviada para: EBORÆ MVSICA, Apartado 2126, 7001-901-Évora; Telefone: 266 746 750; email: [email protected]eboraemusica.pt .

Esta masterclass tem o apoio da Câmara Municipal de Évora, Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana, A Defesa e O Registo.

Fonte: Nota de Imprensa / Eborae Mvsica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Festival EA Live Évora 2024: Está Aberto Concurso para Artistas Emergentes

Está aberto o processo de candidaturas para artistas emergentes participarem na edição de …