No dia 31 de março, a Escola Secundária Severim de Faria vai comemorar o dia do seu patrono.
Este dia criou-se em memória a Severim de Faria, que nasceu em fevereiro de 1584, em Lisboa e morreu em Évora a 1665.
O dia do patrono homenageia Manoel Severim de Faria, devido à importância das suas obras. Ele foi considerado o primeiro jornalista português, noticiarista e historiógrafo português a editar e a vender um jornal impresso, para difundir publicamente notícias.
Este foi também um sacerdote, historiador, numismata, genealogista e escritor, que estudou na Universidade de Évora onde obteve o grau de bacharel em Artes e um doutoramento em Teologia.
O agrupamento preparou um programa com atividades lúdicas, desportivas e culturais. Ao longo da manhã, a turma do 11º ano do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial vai dinamizar algumas atividades para os alunos do 1º ciclo das escolas do agrupamento.
Estão a ser preparados vários jogos, como caça aos ovos, apanha o lenço, jogo da maçã ou do anel. Há ainda atividades de expressão plástica, nomeadamente decoração de ovos, pintura de um mural e pinturas faciais.Para recordar este dia, vai ser entregue um jornal pré feito com a foto de cada turma.
No programa de comemoração está também prevista a atuação do Grupo Coral do Agrupamento, pelas 9h15, seguindo-se uma palestra sobre a relevância cultural, intelectual e científica de Severim de Faria, com o Francisco Vaz, professor da Universidade de Évora.
Pelas 9h30, haverá um Peddy Paper com os meninos de São Manços, no qual irão visitar o túmulo do patrono.
Meia-hora mais tarde, há uma animação no átrio principal com uma representação alusiva ao “mais português do seu tempo”, Manoel Severim de Faria e abertura da “Feirinha dos sabores”.
Para as 10h15 está planeado o início das atividades de leitura animada (biblioteca), exposição de caricaturas (corredores), experiências diversas (sala de convívio), marionetas (auditório), jogos tradicionais (espaços verdes) e jogos de basquete (pavilhão gimnodesportivo).
O próximo Peddy Paper inicia-se às 11h30 com a mesma visita ao túmulo do patrono.
Já o almoço partilhado, acontece nos espaços verdes pelas 13h30.
Se não tiveste oportunidade, ainda há um Peddy Paper às 14h.
Existe ainda a entrega de prémios das caricaturas (15h).
A animação prolonga-se pelo final da tarde com Sunset do DJ “Moon Light” (17h às 20h) e a atuação da Banda “Time Out” (20h às 21h).
O encerramento do dia está previsto para as 21h com um espetáculo de talentos AESF (auditório) com as Power Girls que cantaram “Una Señal”, música a solo com a Maria Inês Frango, Sevilhanas e Flamenco.
De salientar ainda que para ver os espetáculos a partir das 17h, será necessária a aquisição de pulseira (3 Patronos).
Autor: Alunos do 2º ano do Curso Profissional Técnico/a de Apoio Psicossocial da Escola Secundária Severim de Faria