A “Eborae Mvsica” – Associação Musical de Évora informa que vai realizar-se a masterclass de tuba / eufónio e workshop de respiração para instrumentos de sopro, nos dias 22 e 23 de abril, no Convento dos Remédios, em Évora, sob a orientação de Luís Estudante Ferreira.

Esta masterclass pretende dar a conhecer o instrumento e sua utilização. Tenciona qualificar a execução instrumental através de trabalho de conjunto e individual com cada participante, com execução de obras e identificação de possíveis correções, desde a postura ao uso do instrumento. Está também incluído um workshop de respiração para instrumentos de sopro, que tem como objetivo melhorar esta técnica. Pretende-se também proporcionar momentos de partilha entre todos os participantes.

Luís Estudante Ferreira – Nasceu em Fajarda, concelho de Coruche. Iniciou os seus estudos musicais em 2004, na Escola de Música da Banda Filarmónica Sociedade Instrução Coruchense. Em 2010 ingressou no Conservatório Regional de Artes do Montijo. Em 2011, deu início aos seus estudos académicos, a nível superior, ingressado na Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, na Licenciatura de Música, variante Instrumento. Em 2014 ingressou no Mestrado em Ensino de Música. No recital final do 1º ano de Mestrado, obteve a classificação final de 18 valores. No ano letivo 2017/2018, concluiu o ciclo de estudos do curso, com a classificação de 19 valores no Projeto de Ensino Artístico. Em 2019 editou o método Exercícios Respiratórios para Instrumentistas de Sopro. Tem colaborado com orquestras como a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra de Câmara de Almada, Estágio Orquestra Gulbenkian, entre outras. Foi também admitido, como colaborador, em Orquestras como a Orquestra Filarmónica Portuguesa, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e a Orquestra da Costa Atlântica. A nível internacional, concorreu, à Gustav Mahler Jugendorchester, tendo obtido a classificação de “Tuba Suplente” (Áustria, 2015). Têm orientado as Classes de Eufónio e Tuba em diversos estágios e masterclasses, e tem realizado diversos workshops sobre a temática da Respiração, a nível nacional e internacional. Desenvolveu a sua atividade enquanto docente em diversas instituições, tais como o Conservatório d’Artes de Loures e no projeto “Outras Bandas – Instrumentos de Inclusão”. Luís Estudante é membro do Buffet Crampon Group, artista da marca Melton Meinl Weston, é membro do quarteto de Tubas “Tupho Ensemble” e é professor da Classe de Eufónio/Tuba do Conservatório Regional de Artes do Montijo, na Academia de Música Salvaterrense e nas Escolas de Música da Sociedade Instrução Coruchense e Banda Marcial de Almeirim.

O prazo das inscrições é até dia 17 de abril de 2023. As inscrições serão aceites por ordem de chegada. A inscrição deverá ser enviada para: EBORÆ MVSICA, Apartado 2126, 7001-901-Évora; Telefone: 266 746 750; email: [email protected]eboraemusica.pt

No dia 23 de abril, às 18h00, a masterclass termina com um recital de tuba, pelo formador Luís Estudante, e piano, com a pianista Maja Stojanovska.

Para o concerto recomenda-se a reserva antecipada através de [email protected] .

Esta masterclass é organizada pela Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes, e apoiada pela Câmara Municipal de Évora, Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana, A Defesa e O Registo.

Fonte: Nota de Imprensa / Eborae Mvsica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Os Quatro e Meia foram “repetentes” no EALive Évora

A edição deste ano do EALive Évora abriu com o concerto d'Os Quatro e Meia, na passada sex…