Fundada a 11 de março de 2011, a OUVIR – Associação Portuguesa de Portadores de Próteses e Implantes Auditivos é uma organização privada e sem fins lucrativos.
Foi criada por “um grupo de amigos portadores de deficiência auditiva”, segundo a nota de imprensa enviada ao Grupo Diário do Sul, sendo ainda realçado que “é a principal associação em Portugal desta natureza”.
De acordo com a mesma fonte, “a nossa associação visa a representação e a defesa dos interesses gerais, individuais e coletivos dos seus associados e, também, enquanto consumidores, dos portadores de próteses e implantes auditivos residentes em Portugal, conforme a nossa designação”.
Acrescentou que “pretende propiciar condições para que todas as pessoas portadoras de hipoacúsia possam minimizar o impacto físico, psicológico, social e vocacional que uma deficiência provocada pela perda auditiva poderá causar”.
A par disso, visa também “esclarecer, prevenir ou informar a família e a população em geral de quais os procedimentos na ajuda a estas mesmas pessoas”.
A OUVIR destacou ainda que, “atualmente, a nossa associação está filiada na CNOD – Confederação Nacional das Organizações de Pessoas com Deficiência e somos membros da organização European Federation of Hard Of Hearing People, tal como fazemos parte como membros do Fórum Mundial da Audição da Organização Mundial de Saúde (da ONU)”.
No mesmo comunicado, a associação realçou também que, “a 3 de março, assinalou-se o Dia Mundial da Audição, convencionada pela ONU e que aborda os diferentes tópicos relacionados com a audição, os cuidados a ter com ela ou os procedimentos a seguir para não a prejudicar, além de dedicar a data aos profissionais que tratam deste nobre sentido”.
A OUVIR recordou ainda que, “a 25 de fevereiro, foi o Dia Internacional dos Implantes Cocleares, uma data de grande importância para a nossa comunidade e que muito nos enriquece porque releva o papel essencial desta tecnologia na reabilitação auditiva de pessoas em que a surdez é bastante agravada”.
Autor: Redação DS / Marina Pardal
Foto: OUVIR