Doe tempo para os outros e receba para si, é a fórmula original de trocar o seu tempo livre por serviços que necessita, sem necessidade do uso de dinheiro, de forma voluntária e solidária. E abrange qualquer pessoa. Esta é a principal característica do Banco do Tempo, a funcionar há mais de uma década em Évora e em Portugal desde o início do novo milénio.

Como explicam os seus dinamizadores em https://bancodetempo.pt “quando um membro do Banco de Tempo precisa de um serviço, contacta a sua agência, que procura um outro membro que o possa realizar. Realizado o serviço, quem recebeu o cheque (em horas despendidas) deve entregá-lo à Agência para que sejam feitos os respetivos movimentos de contas.

Desta forma, cada pessoa disponibiliza horas, por intermédio dos seus conhecimentos e experiência para ajudar os outros e recebe também igual ajuda de outros membros nas áreas que precisa.

Em Évora, a Agência de do Banco do Tempo – que é uma das instituições que integra o Conselho Local de Ação Social de Évora – nasceu por iniciativa da Educadora Isaura Pinto que estabeleceu os contactos com a casa-mãe, o movimento GRAAL, instituição central a que pertencem as diversas agências espalhadas pelo País. Conta atualmente com 109 membros, mas são sempre bem-vindas novas adesões, pois quanto mais membros existirem, mais diversificada a ajuda se torna.

O Graal assinou posteriormente um protocolo envolvendo a Câmara Municipal de Évora e a Junta de Freguesia de Canaviais como parceiros fundamentais neste trabalho social que funciona num espaço, cedido pela autarquia, no edifício das União de Freguesias de Évora, na Rua do Fragoso nº 8 – 1º Esqº.

O Banco está aberto todas as terças-feiras, entre as 14:30 e as 17 horas, mantendo em funcionamento a sua loja social desde há seis anos, onde qualquer pessoa necessitada pode recorrer para receber gratuitamente vestuário, calçado, mobiliário, roupa de cama, utensílios de cozinha, entre outros.

Através do grupo https://www.facebook.com/bancotempoevora/  pode conhecer mais sobre o trabalho desta instituição, página onde também facilitam a troca de bens usados e a doação a quem mais necessita, consoante os pedidos que vão chegando.

A ajuda à Associação Pão e Paz, através de peditório e de entrega de bens, mas também a emigrantes e refugiados, idosos, pessoas doentes ou economicamente fragilizadas, é também uma constante no trabalho da Agência, quer por iniciativa própria, quer no âmbito dos pedidos feitos por instituições parceiras no CLASE.

Nos últimos anos, a Agência de Évora tem também enviado roupa e calçado para África através de portadores de confiança (particulares e ONG’s). Conta inclusive com a colaboração de uma estilista que elabora modelos de roupa para criança que depois as voluntárias confecionam com tecidos doados por particulares e lojas.

As voluntárias criaram também máscaras de tecido durante a pandemia e até pensos higiénicos em tecido reutilizável (aproveitando toalhas doadas por um hotel) que enviam para África para permitir que as meninas possam frequentar as escolas durante o período menstrual, uma vez que, na falta deles, costumam ficar em casa nesses dias.

Tem tempo para ajudar? Tem coisas que quer doar? Precisa de algum tipo de ajuda? Quer participar neste trabalho tão meritoso? Contacte a Agência do Banco do Tempo de Évora e a resposta fraterna e generosa virá e, com certeza, multiplicar-se-á se cada um der o seu contributo.

Fonte: Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Alentejo 2030 e comunidades intermunicipais contratualizam 440,9 milhões de euros

Os contratos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial assinados entre a Autoridade de G…