A Câmara Municipal de Évora está a proceder à instalação de contadores de água em 11 habitações do aglomerado populacional do Patão (Freguesia de Canaviais), após os devidos procedimentos administrativos necessários à contratualização do abastecimento.

Recorde-se que a primeira fase da obra, no final de 2021, consistiu na construção dos ramais domiciliários. Trata-se de um investimento que, para além de garantir o acesso à água tratada, permitiu criar um sistema de abastecimento em redundância, que proporciona uma forma alternativa do abastecimento à restante Freguesia, sempre que necessário.

As ligações de água realizadas pelo Município de Évora no lugar do Patão foram excecionalmente justificadas pelo acesso à água pública dentro dos princípios gerais do regime jurídico dos serviços municipais de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos, aprovado pelo Decreto-Lei n.o 194/2009, de 20 agosto.

O acesso à água tratada é, pois, um direito das populações e um marco dos avanços civilizacionais e da saúde humana.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Varela, foi ao terreno ver o andamento dos trabalhos e informou que se tratam de intervenções que decorrem um pouco por todo o Concelho para permitir o acesso a água da rede pública de abastecimento à população que ainda recorre a furos ou poços. Está também já em preparação uma intervenção de maior escala na zona da Garraia, trabalhos que, a seu tempo, se estenderão a outras zonas, nomeadamente onde há cada vez menos água de nascentes ou água com fraca qualidade.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Bairro Comercial Digital de Évora apresentado segunda-feira, dia 4 março

O consórcio liderado pelo Município de Évora, de que fazem parte a Associação Comercial do…