Para assinalar os 35 anos de investigação sobre o Porco Alentejano na Universidade de Évora, José Luís Tirapicos Nunes, professor aposentado da mesma universidade e investigador do ICAAM e posteriormente do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, regressa à academia alentejana para proferir a palestra intitulada “A fileira do Porco Alentejano de Montado. Da Tradição à Inovação”.

O evento irá decorrer no próximo dia 30 de novembro pelas 14h30 na Sala de Conferências do Pólo da Mitra da Universidade de Évora ou online, por Zoom. Inscrições gratuitas, mas necessárias através do preenchimento de formulário.

José Luís Tirapicos Nunes foi docente na Universidade de Évora entre 1979 e 2020, tendo-se reformado como Professor Associado com Agregação. Médico Veterinário de formação de base pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e doutorado em Ciências Agrárias, fez a sua Agregação na área da Suinotecnia na Universidade de Évora. Dedicou grande parte da sua investigação à Raça Suína Alentejana, tendo sido um interessado e promotor da defesa desta raça numa altura em que esta se encontrava em sério risco de desaparecimento. Promoveu junto de vários agentes (e.g. entidades públicas, produtores e transformadores) a continuação da sua produção e lançou as bases para o estudo científico da raça na UÉ. Durante o seu percurso nesta Universidade foi promotor, responsável ou co-responsável de três projetos de investigação europeus e seis projetos de investigação nacionais ligados aos suínos alentejanos e/ou aos seus produtos e fileira de produção. Publicou dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais sobre os mesmos temas e teve uma participação frequente em meios de comunicação social onde ajudou a promover a raça, os seus produtos e modo de produção.

O evento é organizado pelo Coordenador da Linha Temática do MED “Produção e Saúde Animal”, Rui Charneca, professor do Departamento de Medicina Veterinária e tem o apoio do MED.

Fonte: Nota de Imprensa / Universidade de Évora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Veja também

Moura: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia 3 de dezembro celebra-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e, para assi…