No dia 28 de setembro de 2022 cumpriu-se um objetivo da maior relevância para o futuro da visitação na Herdade da Contenda.
O Centro Contenda Natur é a principal ação prevista neste Projeto e constitui um polo de receção destinado ao acolhimento e prestação de informação aos visitantes da Herdade da Contenda.
A cerimónia, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, do Deputado João Pedro Matos Fernandes, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vitor Silva, da Diretora Regional da Conservação da Natureza e Floresta do Alentejo, Olga Martins, do Vice-Presidente da CCDR-Alentejo, Aníbal Costa, do Subdiretor-Geral do Tesouro e Finanças, Miguel dos Santos e ainda de vários representantes de entidades públicas, autarquias, empresas do sector do turismo e associações locais e nacionais.
O evento iniciou-se com a apresentação do projeto por parte do Administrador Executivo da Herdade da Contenda, Pedro Rocha, ao que se seguiram as intervenções do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Herdade da Contenda, Manuel Bio, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, do Presidente da Câmara Municipal de Moura e da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.
Foi ainda apresentado o vídeo promocional dos percursos pedestres e efetuada a visita às instalações.
A obra de requalificação dos antigos edifícios da Guarda Fiscal de Vale de Malhão decorreu entre novembro de 2020 e setembro de 2022. O projeto de arquitetura esteve a cargo do arquiteto Tiago Mota Saraiva (AtelierMob) e o executante foi o empreiteiro José Manuel Antelo.
O Projeto Contenda Natur tem um investimento total elegível de 295.146,65 €, com uma comparticipação de 90% do Turismo de Portugal no âmbito do PROGRAMA VALORIZAR – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.
Este projeto inclui várias atividades onde se salienta, entre outras, a criação do Centro Contenda Natur, a execução de percursos pedestres (conceção, sinalização no terreno, vídeo promocional, aplicação mobile e folheto), a aquisição de uma viatura adaptada a pessoas de mobilidade reduzida (inserida na ação Contenda para Todos), a aquisição de equipamento e a execução de uma exposição permanente.
Entre os objetivos do projeto merecem destaque a qualificação da Contenda como destino turístico diferenciado, a valorização económica sustentável dos recursos naturais, a dinamização da economia local, a preservação da autenticidade local e a promoção da atividade turística como fator de coesão social.
Para a dinamização do Centro Contenda Natur será estabelecido um planeamento e programação específicos, desenvolvido por uma equipa pluridisciplinar constituída por elementos do Município de Moura e da Empresa Municipal Herdade da Contenda.
Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Moura