A Câmara Municipal de Évora tem estado a realizar trabalhos de desassoreamento da Ribeira da Torregela. Aproveitando o verão, período em que a ribeira mantém o leito seco, os serviços municipais têm vindo a proceder à limpeza de vegetação obstrutiva e desassoreamento.

Estes trabalhos estão a ser desenvolvidos no âmbito do projeto “Life – Água da Prata” que para além da valorização desta linha de água enquanto elemento relevante na Estrutura Ecológica Municipal, visa a construção, já em curso, de uma rede de distribuição de água que, a partir do Aqueduto, está a ser canalizada para utilização na rega de espaços verdes, permitindo este processo poupar cerca de 140.000 m3/ano de água tratada.

Dado o seu potencial de promoção da conectividade entre vários bairros da cidade (Malagueira, Torregela, Moinho, Casinha, etc) e diversos espaços verdes urbanos, a proteção e valorização da Ribeira da Torregela tem merecido particular atenção, tanto do Município como de associações e grupos de cidadãos. Neste sentido, e ainda no âmbito do referido projeto “Life Água da Prata”, têm vindo a ser desenvolvidos outros trabalhos de requalificação que para além do curso de água, incluem toda a zona verde envolvente. Esta tem sido alvo de uma profunda requalificação biofísica e paisagística na zona referenciada, entre o Bairro da Torregela e a Urbanização do Moinho: plantação de árvores nos relvados adjacentes, instalação de açudes de pedra posta, plantação de arbustos nas margens, respetiva estabilização com paliçadas de estacas de salgueiro, identificação e eliminação de esgotos clandestinos e requalificação das passagens.

Todas estas intervenções estão a ser realizadas em articulação com a Associação de Moradores e Cidadãos Malagueira Viva e Vivida, que viu aprovado o projeto “Ribeira da Torregela Viva e Vivida”, no âmbito do Programa “Bairros Saudáveis”. Na sequência, esta associação mantém a criação de uma “rede de custódia” cidadã para a Ribeira, apostando no desenvolvimento de atividades de sensibilização ambiental com formulação de propostas e acompanhamento de futuras ações de valorização.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Bairro Comercial Digital de Évora apresentado segunda-feira, dia 4 março

O consórcio liderado pelo Município de Évora, de que fazem parte a Associação Comercial do…