Francisco Frade e Margarida Varela, atletas de kickboxing da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUÉ), conquistaram medalhas de bronze nos Jogos Europeus Universitários, que decorreram em Lodz, na Polónia.

Segundo a nota de imprensa da AAUÉ, “Francisco Frade alcançou este feito na categoria de <63kg KL e Margarida Varela na categoria de >65kg KL”, recordando que os jovens prestaram provas no dia 17 de julho.

A mesma fonte indicou que ambos os atletas “já tinham conseguido a medalha de ouro no Campeonato Nacional Universitário”.

Citado na nota de imprensa, Henrique Gil, presidente da Direção da AAUÉ, destacou que “esta é mais uma vitória que prova o valor dos estudantes-atletas da academia”, considerando que “o mérito é dos atletas e do seu treinador, Manuel Pacheco, que tem feito um trabalho incrível”.

Na sua opinião, “o desporto universitário continua a ser um parente pobre da Secretaria de Estado e não é prioridade na região, nem na academia”, constatando que “talvez com outra visão, investimento e aposta, fosse possível criar condições que demonstrassem o verdadeiro potencial dos atletas, com resultados bem diferentes, seja nos individuais, seja nos coletivos”.

Para Henrique Gil, “estas medalhas são um motivo de orgulho e reconhecimento do esforço dos estudantes”.

A par disso, o mesmo dirigente estudantil fez ainda referência a “Diogo Fernandes, medalha de bronze nos CNU de atletismo, 3000m obstáculos”, realçando também “a prestação das equipas nas Fases Finais do Campeonato Nacional Universitário, que se realizaram em Leiria, e da grande recuperação pós-Covid em 2021, na Covilhã”.

O presidente da Direção da AAUÉ alertou que “o desporto não pode ser visto como um gasto, mas como um investimento”.

Focou que “formamos estudantes ativos, mas serão também cidadãos ativos”, garantindo que “continuaremos a trabalhar para criar mais e melhores condições”.

Na mesma nota de imprensa é ainda recordado que, “atualmente, a AAUÉ detém a gestão do desporto universitário na academia e promove a prática desportiva através da sua marca UÉvora Sports, potenciada pela Secção Autónoma Desportiva”.

Autor: Redação DS / Marina Pardal
Foto: AAUÉ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Há pescadores de emoções sobre as águas de Alqueva

Capturas de peixe de grande dimensão através do uso de embarcações a navegar no Grande Lag…