O Grupo Coral “Juvenil dos Trabalhadores” de Alcáçovas venceu, hoje, a segunda edição da rubrica “Temos Artista” do programa da RTP1 “Praça da Alegria”, com 40% dos votos.
Na fase final, para além do Grupo Coral “Juvenil dos Trabalhadores” de Alcáçovas, estavam também a concurso três jovens bailarinos.
Recorde-se que o grupo foi constituído em setembro de 2018, por ocasião da Exposição “100 Chocalhos de Excelência, Gente Excelente” e conta com cerca de 11 elementos, com idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos.
Inserido no Grupo Coral dos Trabalhadores de Alcáçovas, o grupo que tem como ensaiadora Francisca Baguinho, surgiu para dar continuidade ao cante alentejano, um bem identitário e diferenciador que faz parte da cultura portuguesa.
Grupo Coral Juvenil dos Trabalhadores de Alcáçovas marcou presença uma vez mais num grande palco nacional, desta feita inscritos no concurso “Temos Artista” do programa das manhãs da RTP com apresentação de Sónia Araújo, Jorge Gabriel e Joana Teles estes últimos Embaixadores da Região Alentejo.
Nove jovens cantores que depois de passarem com enorme distinção as duas primeiras eliminatórias, fruto de um ininterrupto trabalho e ímpar dedicação pela defesa do cante por Francisca Baguinho a sua ensaiadora, chegaram à grande final no passado dia 27 para em direto realizarem mais uma fantástica atuação com a moda “ Ouvem-se os Galos Cantar“ que lhes levou a vencer a 2a edição deste concurso RTP.
Estão de Parabéns estes pequenos “grandes” cantores, embaixadores maiores do cante e do garante do futuro das nossas tradições.
Estão de Parabéns aqueles que lhes transmitem o conhecimento ancestral das modas e do cante, estão de parabéns as famílias que os motivam e apoiam neste tão valoroso e importante caminho em manter vivo “amanhã“ o Cante Alentejano.
Está todo um Alentejo orgulhoso.
Fonte: Câmara Municipal de Viana do Alentejo / Redação DS