O Presidente da Câmara Municipal de Évora foi convidado para integrar um painel restrito de nove presidentes de municípios que, em conjunto, irão rever e aprovar o conteúdo do Programa “Québec City Roadmap” que irá definir uma estratégia de ação da OCPM para os próximos anos.

O painel, composto por nove Presidentes de Câmara, é presidido pelo Mayor da cidade do Québec. Para além de Évora e da cidade canadiana, participam como cidades convidadas Bordéus, Bruxelas, Córdoba, Cuzco, San Antonio, Tunis e Dubrovnik. Este conjunto de Municípios irá ter a primeira de duas reuniões no próximo dia 16 de junho, através de videoconferência, para apreciar e decidir sobre o documento estratégico que resultou dos workshops desenvolvidos por especialistas em torno do tema do 16º Congresso Mundial da OCPM – “Melhorar a Qualidade de Vida nos Centros Históricos” – a ter lugar no próximo mês de setembro na cidade do Québec.

Nos workshops temáticos foram debatidas, analisadas e extraídas conclusões que resultaram em propostas de ação estratégica nas áreas da “Cultura e Tecnologia”, “Turismo e Economia” e “Mobilidade”. Na perspetiva urbana e histórica, os especialistas debruçaram-se em torno das mudanças de paradigma que estamos a viver. Estas mudanças, provocadas pela pandemia e pela emergência climática, estão a inspirar um “novo projeto urbano”. O trabalho desenvolveu-se assim tendo em conta o facto de esta ser uma oportunidade para repensar a cidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos e garantindo ao mesmo tempo a conservação do tecido urbano histórico. É com base nestes pressupostos que incidirá a definição de uma estratégia de ação da OCPM, que será analisada e aprovada pelo painel dos nove Presidentes de Municípios convidados de entre o universo de mais de 300 cidades que compõem a Organização das Cidades Património Mundial.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Associação Évora 2027 realiza primeira Assembleia Geral e aprova estatutos, consolidando o caminho rumo a 2027

Na primeira reunião de Assembleia Geral, realizada em Évora, a Associação Évora 2027, resp…