O Hospital do Espírito Santo de Évora registou um aumento da atividade assistencial, em 2021. Apesar da persistência da pandemia e das dificuldades, o HESE aumentou a sua resposta assistencial em 2021 e observou mais doentes nas suas várias áreas de atuação e prestação de cuidados.

Face ao desafio de assegurar a resposta aos doentes não COVID, mantendo como foco a segurança dos utentes e dos profissionais, o Hospital implementou diferentes estratégias para garantir o atendimento aos seus doentes que se refletem no aumento da atividade assistencial.

O HESE registou um aumento em todas as áreas, com particular destaque nas cirurgias programadas. Registaram-se 14.346 cirurgias programadas em 2020, e 17.357, em 2021,  o que corresponde a mais 21% de cirurgias, face ao ano de 2020. Esta é a atividade que regista um aumento maior de um ano para o outro.

Também os atendimentos no Serviço de Urgência aumentaram em 15%, ou seja, em 2020 registaram-se no Serviço de Urgência Geral 53.915 atendimentos, face a 62.167, em 2021. Este crescimento reflete a confiança dos Utentes no HESE e foi possível porque se conseguiu conciliar a prestação de cuidados aos doentes COVID-19 e não COVID-19, resultado do investimento realizado na ampliação do Serviço de Urgência e na criação do Atendimento aos Doentes Respiratórios (ADR). 

Houve, igualmente, um aumento significativo no total de consultas, de 12,5% de um ano para o outro. Em 2020, registaram-se 153.947 consultas e, em 2021, 173.219. Com o intuito de combater as listas de espera para primeiras consultas das várias especialidades, o HESE reorganizou-se e concentrou esforços para aumentar o número de consultas, nomeadamente, mantendo as consultas presenciais com todas as medidas de segurança, dispersando para os locais de consulta por vários edifícios, recorrendo a teleconsultas e vídeoconsultas/telemedicina, em todas as especialidades em que foi possível.

Isabel Pita, Diretora Clínica do HESE EPE, salienta que “médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico, assistentes técnicos e assistentes operacionais disponibilizaram-se, de forma excecional, para conseguir reforçar a capacidade de resposta hospitalar ao longo de todo o ano e as parcerias estabelecidas, nomeadamente com o Exército, foram também condição sine qua non para estes resultados. O aumento registado na nossa atividade assistencial é reflexo da dedicação e empenho dos nossos excelentes e dedicados profissionais e o Conselho de Administração reconhece e agradece a todos.”.

Fonte: Nota de Imprensa / Hospital do Espírito Santo de Évora

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