O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, informou que a “Embraer” decidiu vender as fábricas de Évora à empresa espanhola “Aernnova”, processo que está a acompanhar de forma permanente dada a sua importância para Évora. Os primeiros dados são positivos porque apontam para um aumento e para a diversificação da produção nas fábricas e para a criação de mais postos de trabalho, mantendo ao atuais. A “Aernnova”, que já era fornecedora da “Embraer”, tem como clientes outros construtores aeronáuticos como a Airbus, a Boeing ou a Bombardier. Carlos Pinto de Sá referiu que haverá, também, que ter em conta o acordo estabelecido com o Estado português bem como os apoios financeiros concedidos através de fundos da União Europeia.

O Vereador Alexandre Varela informou que já abriu o novo acesso rodoviário do Parque Industrial e Tecnológico que liga à rotunda junto ao Bairro de Almeirim. Esta ligação garante uma maior segurança a quem usa o Parque, cria uma alternativa ao trânsito e permite acessos aos novos lotes a criar no terreno recentemente adquirido pela Câmara Municipal para ampliar o Parque Industrial.

– Posição para Exigência ao Ministério da Educação da Requalificação da Escola de Santa Clara e Disponibilidade de Colaboração do Município de Évora –Proposta apresentada pelos Eleitos da CDU, Carlos Pinto de Sá e Alexandre Varela– Aprovada por unanimidade,com alterações consensualizadas.

– Celebração de Acordo de Colaboração com o Ministério de Educação para permitir candidatura a Financiamento para Reabilitação e Modernização da Escola Básica Integrada Manuel Ferreira Patrício –Proposta apresentada pelo Vereador Alexandre Varela (CDU) – Aprovada por unanimidade.

– Atribuição de Suplemento Remuneratório com fundamento no exercício de funções de penosidade e insalubridade – Proposta apresentada pelo Presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá (CDU) – Aprovada por unanimidade.

– Mais Investimento do PPR (Plano de Recuperação e Resiliência) para Cultura e Património em Évora – Proposta apresentada pelos Vereadores do Mudar com Confiança, Henrique Sim-Sim e Patrícia Raposinho – Aprovada por unanimidade, com alterações consensualizadas.

– Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul –No âmbito destas comemorações – dinamizadas pela Força Aérea e Marinha Portuguesa – trazer a Évora a exposição itinerante alusiva a esta efeméride, que estará patente ao público de 21 a 31 de janeiro, na sala de exposições do Palácio de D. Manuel e realização de concerto comemorativo no dia 23 de janeiro, no Teatro Garcia de Resende, com a Banda da Força Aérea – Aprovado por unanimidade.

– Voto de saudação ao Aeroclube de Évora que venceu a 22ª Taça de Portugal de Paraquedismo (modalidade de Precisão de Aterragem), que decorreu nos dias 11 e 12 de dezembro, no Aeródromo Municipal de Évora – Apresentado pelos Vereadores do PS, José Calixto e Lurdes Pratas Nico – Aprovado por unanimidade

– Voto de saudação à Diretora da Escola de Artes da Universidade de Évora, Ana Telles, agraciada com o Prémio José Carlos Belchior 2021, atribuído pela Associação dos Antigos Alunos do Colégio S. João de Brito – Apresentado pelos Vereadores do PS, José Calixto e Lurdes Pratas Nico – Aprovado por unanimidade

– Voto de saudação a Bruno Gonçalves e Hugo Folgado, docentes do Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora e investigadores do Comprehensive Health Research Centre, em destaque nos Prémios Ciências do Desporto, atribuídos pela COP e Fundação Millennium BCP (com a parceria da Revista Visão). Ambos os investigadores alcançaram o primeiro lugar na categoria “Fisiologia e Biomecânica” daqueles Prémios com o trabalho intitulado “Quantificação da exposição ao contacto interpessoal em desportos coletivos durante a pandemia de Covid-19 através de sistemas de rastreamento automático”. Apresentado pelos Vereadores do PS, Lurdes Pratas Nico e José Calixto – Aprovado por unanimidade.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Bairro Comercial Digital de Évora apresentado segunda-feira, dia 4 março

O consórcio liderado pelo Município de Évora, de que fazem parte a Associação Comercial do…