Celebrou-se no passado dia 30 de novembro em todo o Mundo a sexta edição do Dia Internacional da Cidade Educadora. O Município de Évora, que integra este movimento desde há duas décadas, associou-se à iniciativa com um programa próprio que culminou com uma sessão comemorativa no Palácio de D. Manuel.

“A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás” foi o lema adotado a nível mundial para as comemorações do ano de 2021. A sessão em Évora teve lugar no Palácio de D. Manuel onde marcaram presença, para além do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, perto de meia centena de personalidades em representação de instituições da cidade que, em cada uma das mais diversas áreas, intervêm ativamente num processo educativo comunitário que se enquadra nos princípios que norteiam o conceito de “Cidade Educadora”. De acordo com estes princípios, todas estas instituições, na sua qualidade de agentes ativos nas mais diversas vertentes: cultural, social, de ensino, ou outras, são corresponsáveis pelo património coletivo que é a educação entendida de forma global, tendo cada um deles por si só e em conjunto a capacidade de fazer do espaço que habitamos verdadeiras “cidades educadoras”.

A sessão de abertura teve início com um momento musical proporcionado por um trio de clarinetes da Orquestra Juvenil de Sopros de Évora. De seguida o Presidente da Câmara Municipal de Évora, na intervenção que proferiu, referiu-se aos cinco princípios básicos da Carta das Cidades Educadoras como potenciadores de um processo de desenvolvimento educativo integrado, que deverá ter em conta a justiça e a igualdade de oportunidades entre os cidadãos, sem quaisquer espécies de discriminações. Carlos Pinto de Sá, a concluir, deixou a todos a mensagem de que “… mais importante do que as palavras é o que temos no terreno para concretizar” referindo-se aos princípios enunciados nos objetivos do movimento. “… é o que podemos fazer para ir mais longe em projetos, em propostas, em ideias, mas sobretudo em ações que permitam concretizar esta ideia de Cidade Educadora”, não deixando de referir alguns exemplos práticos de ações e iniciativas que vão tendo lugar no Concelho de Évora.

A Sessão Comemorativa do Dia Internacional das Cidades Educadoras prosseguiu com a apresentação de dois projetos exemplares que tiveram concretização, um em Pontevedra sobre mobilidade urbana e outro em Cascais sobre ludicidade. No final, o momento alto da sessão ocorreu com a entrega aos participantes do livro que apresenta o resumo das comunicações que foram desenvolvidas num encontro de reflexão sobre esta temática, organizado pela Câmara Municipal de Évora em Abril passado. A sessão ficou concluída com uma visita guiada ao Centro Interpretativo da Cidade de Évora, localizado no primeiro piso do Palácio de D. Manuel.

O conceito de Cidade Educadora nasceu em Barcelona, nos anos noventa do século passado, assente na ideia de que a cidade é, por si própria, um agente educador. Deste modo, todos os seus espaços, bem como todas as ações que nela decorrem têm potencialidade educadora, uma vez que são espaços de opinião e de liberdade, pluralismo e multiculturalidade. O movimento das “Cidades Educadoras” existe e intervém ativamente em todo o Mundo, estando a ele associadas 497 cidades de 35 países em todos os continentes. Em Portugal, Évora é uma das 88 cidades aderentes.

Fonte: Câmara Municipal de Évora

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