A Associação Eborae Mvsica promove nos dias 2, 3, 4 e 5 de outubro as XXIII Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora – Manuel Cardoso um lusitano de Fronteira” que decorrem no Convento dos Remédios e na Sé de Évora, e também em Fronteira. A Direção Artística das Jornadas é de Pedro Teixeira.
No dia 3 de outubro pelas 19h00 realiza-se , na Sé de Évora um Concerto pelo Ensemble “La Danserye” e “Capella Prolationum, sob a direção de Fernando Pérez Valera.
Programa: A portuguese Marian Vespers : Juan García de Salazar (1639-1710) – Processio Regina caeli*; Anonymous – Deus in adjutorium (4 vv); Antiphona Nativitas gloriosae virginis – Pedro do Cristo (1545/50-1618), Psalmus Dixit Dominus (4 vv)-Francisco Guerrero (1529-1599); Instrumental piece in loco antiphona Oh celestial medicina* ; Antiphona Cum iucunditate navititatem- Ortiz (¿?); Psalmus Lauda Jerusalem (4 vv) – Anonymous; Motete in loco antiphona Hodie Beata Virgo Maria (4 vv) ¸Tomás Luis de Victoria (1548-1611) – O decus apostolicum*¸Anonymous – Hymnus Ave Maris Stella (4 vv); Antiphona Nativitas tua Dei genitrix; Duarte Lobo (1565-1646) – Canticum Magnificat (4 vv) , Antiphona – Nativitas tua Dei genitrix; Oratio , Benedictio – Vicente Lusitano (1520-1561); Motete Inviolata, integra, et casta es Maria (8 vv)
Capella Prolationum. É um conjunto vocal que procura recrear as capelas musicais da Idade Média até ao sec. XVII, focando-se essencialmente na Renascença. Os seus objetivos são estudar, investigar e apresentar o reportório sagrado seguindo critérios históricamente informados. Entre eles, o uso das Fontes originais de canto de órgano (polifonía), do ponto de vista teórico e prático, permitindo uma abordagem mais coerente das práticas musicais das capelas eclesiásticas daquele período. O Ensemble é constituído por cantores com vasta formação e experiência no mundo vocal, apresentando-se com Coros reconhecidos em Festivais e em todo o mundo.
Ensemble La Danserye. Este Grupo foi criado em 1998 em Calasparra (Murcia, Espanha) com o objetivo de investigar, recrear e diseminar a música para instrumentos de sopro de finais da Idade Média até ao inicio do Baroco, focando-se no período da Renascença. La Danserye participou em inúmeros Festivais e séries de MúsicaAntiga em Espanha, França, Holanda, Colombia e México. Os seus membros dedicam-se à recuperação da herança musical espanhola através de vários projetos como a primeira gravação de música para conjuntos de sopro no Novo Mundo (Livro de Coro XIX da Catedral de Puebla, México) publicado pela Sociedade Musicológica Espanhola como parte da Herança Musical Hispânica, tal como o Arquivo do Manuscrito 975 de Manuel de Falla em Granada (etiqueta Lindoro).
Neste mesmo dia 3, em Fronteira, às 21h00 concerto por “Ensemble Plus Ultra” direção de David Martin, na Igreja Matriz.
No dia 5, pelas 17h00, terá lugar na Sé de Évora o Concerto de Encerramento das Jornadas, pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica” dirigido por Eduardo Martins o Coro dos Participantes dirigido por Owen Rees, Pedro Teixeira, Paulo Lourenço.
Os contactos podem ser feitos para a Associação Musical de Évora – Eborae Mvsica, Convento dos Remédios, Av. S. Sebastião, Apartado 2126, 7001 – 901 Évora, Portugal. E-mail [email protected], telef: 266 746 750, telemóvel 965740270, fax 266 701359, eboraemusica.pt.
Para os Concertos deve ser feita reserva de bilhetes através de [email protected]; é obrigatório o uso de máscara.
Estas atividades são financiadas pelo Ministério da Cultura- Direção Geral das Artes e Direção Regional de Cultura do Alentejo e têm co produção da Câmara Municipal de Évora com o apoio da Câmara Municipal de Fronteira, do Cabido da Sé de Évora, da Paróquia de Fronteira, da Fundação Casa de Bragança, Fundação Eugénio de Almeida, Universidade de Évora, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e Jornal Registo.
Fonte: Nota de Imprensa / Eborae Música