A Associação Eborae Mvsica está a promover em Setembro, devido ao adiamento por causa da pandemia, o XIX Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora” nos dias 18 e 25 de setembro e 1 de outubro, pelas 18h30,  na Sé de Évora.

No dia 25 de setembro pelas 18h30, na Sé de Évora, o Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, dirigido por Eduardo Martins, apresenta o seguinte programa:

 Defunctis memoriam II – Weep o mine eyes – John Bennet (1575-1614) ; Missa pro defunctis (a 6) Duarte Lobo (1565-1646) :Introitus ,  Stabat Mater – Estevão de Brito (1570-1641) ; De profundis – E. Lopes Morago (1575-1630) , Versa Est – Estêvão Lopes Morago (157-1630); Ubi Caritas et amor (Antífona 5-ªfeira santa) ; Missa pro defunctis (a 6) – Kyrie -Duarte Lobo D. Dias Melgaz (1638-1700) – Adjuva nos , Domine, hominem non habeo , Ego sum ressurectio ;* Missa pro defunctis (a 6) Duarte Lobo –Agnus Dei ;Sitivit anima mea (a 6)- Manuel Cardoso (1566-1630)

Coro Polifónico “Eborae Mvsica” – Fez a sua primeira apresentação pública em setembro de 1987, incluído no acontecimento cultural “Os Povos e as Artes” o Coro Polifónico da Associação Musical de Évora – EBORAE MVSICA. Interpreta predominantemente a polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII) mas também outras obras de diferentes épocas, como exemplo, a Oratória “Jephte”, de Carissimi, a “Missa da Coroação”, de Mozart, o “Gloria”, de Vivaldi, a Missa em Dó Maior, de Mozart, para Coro e Órgão, Missa em Sol M de Carlos Seixas), Missa em RéM op.86 de A.Dvorák. Nas deslocações internacionais destaca-se A Kosice, Eslováquia, a convite do Coro da Universidade Técnica de Kosice; no XVI Festival: Internacional “Encontro com a Polifonia” em Giarre, Sicília, Itália em 2001, na Dinamarca, em 2002, com o Coro de Roskilde, integrado na Rede MECINE e no 22ºFestival de Coros de Preveza e 10º Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia (2004) tendo obtido a medalha de bronze e mais recentemente, em 2019 a participação no Festival de Coros de Florença (Itália) onde obteve três prémios.

Eduardo Martins – Natural do distrito de Aveiro, completou o curso de piano no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro. Licenciado com bolsa de mérito em Formação Musical e Direção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), é neste momento Mestre em Direção Coral pela mesma escola; trabalhou com os professores Paulo Lourenço, Vasco Azevedo e Alberto Roque. Dirigiu vários coros entre os quais o Coral de Letras da Universidade de Coimbra e o Grupo Coral Laudamus – Ovar, e o Coro Sacro e Coro de Câmara da ESML. Atualmente dirige o Coro Polifónico Eborae Musica – Évora, o Grupo Coral ViVaVoz – Oeiras, Coro da Universidade de Lisboa e pontualmente o Coro Tejo – Lisboa. Participa regularmente como cantor ou pianista em vários projetos musicais, entre os quais o Officium Ensemble ou como cantor nos projetos do mpmp (movimento patrimonial pela música portuguesa). Leciona ainda aulas de Formação Musical e Coro no ensino especializado da Música – Escola de Música Nossa Senhora do Cabo – Linda-a-Velha e no Instituto Gregoriano em Lisboa.

Este Ciclo termina no dia 1 de outubro com Capella Sanctae Crucis (Agrupamento vocal e instrumental) dirigido por Tiago Simas Freire.

Deve ser efetuada reserva através do email [email protected].

É solicitada a contribuição de 5,00€; É obrigatório o uso de máscara.

A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Cabido da Sé de Évora, Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2 e Rádio Diana.

Fonte: Nota de Imprensa / Eborae Música

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Évora celebra 50 anos do 25 de Abril com intensa programação ao longo de 2024

A Câmara de Évora e um grande número de associações culturais e outras entidades da socied…