No âmbito da iniciativa Km0 Alentejo, a Universidade de Évora está a organizar um Jantar Km0 (com produtos de origem local), no próximo dia 17 de setembro de 2021, pelas 20h no antigo refeitório do Colégio Espírito Santo. 

A confecção ficará a cargo dos Chefes de cozinha Filipe Ramalho, Filipe Rebocho, João Narigueta, Joaquim Saragga, Luís Baena, Pedro Mendes, Ricardo Elvas, Susana Nonato e Vasco Ferreira.  Apoio Inter magazine.

Antecedendo o jantar, teremos uma Prova de Vinhos e de Azeites e mostra de produtos Km0, que terá lugar no Claustro do Colégio do Espírito Santo pelas 18h30. 

O Km0 Alentejo é uma iniciativa que tem vindo a fazer o seu caminho desde 2016, no concelho de Évora, dinamizado pelo MED da Universidade de Évora em parceria com instituições como a Câmara Municipal de Évora, o NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora, o Turismo do Alentejo – ERT, a Fundação Alentejo – EPRAL, a Associação Comercial da Região de Évora, a Slow Food Alentejo e a GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM.

Com o objetivo de encurtar a distância entre os produtores e os consumidores dos produtos agroalimentares produzidos na região Alentejo, definiu-se, com apoio da entidade certificadora CERTIS, um referencial que define regras que nos garantam esta proximidade em todos os pontos da cadeia de valor.

Desta forma, a certificação Km0 Alentejo define que entre produtores e consumidores finais não distem mais do que 50 Km em linha reta. No caso dos restaurantes certificados Km0, estes terão de disponibilizar diariamente pelo menos um menu completo Km0. Ao debruçar-se sobre toda a cadeia de valor, desde o produtor, passando pelo transformador, lojas/distribuição e restauração (coletiva e comercial), o Km0 Alentejo apresenta uma perspetiva do sistema alimentar como um todo e, por isso, a capacidade de aproximar os vários pontos da cadeia, e de fazer um trabalho conjunto e mais direto entre quem compra e quem produz.

Começa em Évora

Tendo esta iniciativa o objetivo de abranger toda a Região Alentejo, e o potencial para ser replicado noutras regiões, deu-se início à sua implementação na cidade de Évora, aproveitando a dinâmica de turismo que aqui se tem feito sentir. O turista que nos visita é um turista exigente, que procura autenticidade e aquilo que de mais genuíno existe nesta região, nomeadamente, receitas e produtos locais, bem como as especialidades únicas da nossa gastronomia. É um turista que também tem preocupações com a sustentabilidade e o impacto das suas atividades sobre as regiões que visita.

O Km0 Alentejo pretende assim promover e dinamizar o desenvolvimento económico e social deste território, bem como a produção sustentável e com baixo impacto sobre o sistema.

No dia 17 de setembro apresentamos-vos este projeto sob a forma de um jantar/degustação de produtos Km0, confeccionados por uma equipa de chefs da região sob orientação do reconhecido Chef Luís Baena, onde estão Filipe Ramalho, Filipe Rebocho, João Narigueta, Joaquim Saragga, Luís Baena, Pedro Mendes, Ricardo Elvas, Susana Nonato e Vasco Ferreira com o apoio dos alunos de restauração da Escola Profissional da Região de Évora – EPRAL.

Inscrições até dia 14 de setembro (limitadas) para o jantar em: https://sge.uevora.pt/eventos/ver/871 (fazer o registo e seguir os passos indicados). Mais informações sobre o projeto em https://www.km0alentejo.pt/

Fonte: Nota de Imprensa / Universidade de Évora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

PS ganha no distrito de Évora

Nas eleições autárquicas deste domingo, o PS foi o partido vencedor no distrito de Évora, …