No seguimento de anterior parceria, a Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade um acordo de parceria entre a autarquia e a Associação de Paralisia Cerebral de Évora (APCE) visando a análise de situações concretas no domínio das acessibilidades em Évora e a definição de soluções conjuntas para tornar o concelho mais inclusivo. Esta parceria tem em vista a candidatura ao Programa Operacional Regional do Alentejo 2020.

A APCE identificará percursos na cidade feitos por pessoas com mobilidade reduzida e serão essas pessoas que identificarão os obstáculos através da sua própria experimentação. A Câmara Municipal, em função das suas possibilidades, garante a identificação da solução técnica para o problema diagnosticado. A APCE promoverá ainda meios de divulgação dos problemas e das soluções, dando relevância às soluções e motivando os cidadãos para o respeito pela acessibilidade de todos, nomeadamente para a não ocupação de lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida.

Foi aprovada por unanimidade a abertura de concurso para atribuição de 3 lojas, 8 bancas (fruta) e 7 bancas (peixe) no Mercado Municipal de Évora. O prazo de apresentação das candidaturas decorre até às 16 horas do dia 30 de setembro de 2021. As condições da Hasta Pública podem ser consultadas na página electrónica do Município em www.cm-evora.pt Para mais esclarecimentos pode contactar a Divisão de Desenvolvimento Económico, durante o horário de expediente pelo telefone 266777000 ou pelo email: [email protected]

Mereceu também aprovação unânime o início do procedimento para elaboração do Regulamento para atribuição do Prémio Literário Antunes da Silva, iniciativa destinada a celebrar os 100 anos do seu nascimento, homenageando o escritor eborense e a sua obra.

Armando Antunes da Silva dignificou Évora e o Alentejo pela sua invulgar postura cívica, pela sua obra literária e pela sua carreira no jornalismo. Personalidade discreta e reservada, desde muito jovem revelou uma grande dedicação aos estudos, à leitura, à escrita e à luta pela democracia e liberdade.

O Município de Évora propõe criar um concurso literário nacional destinado a premiar e distinguir trabalhos em língua portuguesa de reconhecida qualidade criativa e literária, contribuindo assim para a promoção e valorização da escrita criativa, em língua portuguesa, assim como da cidade de Évora. Os interessados em dar os seus contributos deverão preencher requerimento escrito no Balcão Único ou por correio eletrónico para o endereço: [email protected]

A Câmara Municipal de Évora, por proposta da Vereadora Sara Dimas Fernandes, felicitou o atleta eborense José Cabeça, campeão do mundo de triatlo media distancia 25/29 anos, que venceu mais uma prova no torneio Challenge realizado recentemente na Eslováquia.

Saudou também todos os participantes na Fase Final do Campeonato Nacional Absoluto e do Campeonato Nacional Feminino de Xadrez que decorrem até 15 de setembro, no Teatro Garcia de Resende e no Monte Alentejano.

Foi igualmente felicitado o Aero Clube de Évora que venceu a 3ª prova da 22ª Taça de Portugal que se realizou no passado fim-de-semana em Constância.

O Presidente da Câmara Municipal informou sobre a realização do “Évora Fórum – A World For Travel”, sobre turismo sustentável que terá lugar na nossa cidade (Universidade), nos dias 16 e 17 de setembro.

Nesta primeira edição, especialistas reconhecidos da economia turística, do meio-ambiente, do urbanismo, da cultura e do património, climatólogos e especialistas no desenvolvimento aeronáutico e dos cruzeiros juntam-se, pela primeira vez, para co-criar novas formas de agir e estabelecer compromissos para a indústria do Turismo.

O evento conta com o apoio da Câmara de Évora e é organizado pelo Eventiz Media Group, o maior grupo media francês do setor, em parceria com o Global Travel & Tourism Resilience Council e com o apoio do Turismo de Portugal, da OMT (Organização Mundial do Turismo) e da World Travel and Tourism Organisation (WTTC).

Informou ainda que, entre 8 e 11 de setembro, Évora acolhe a I Conferência Internacional de Astroturismo by Starlight, na Universidade de Évora. Decorre em Évora e Mourão, é organizada pela Fundação Starlight e Associação Dark Sky, em co-organização com a Universidade de Évora/ CIDEHUS e conta com a participação da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Bairro Comercial Digital de Évora apresentado segunda-feira, dia 4 março

O consórcio liderado pelo Município de Évora, de que fazem parte a Associação Comercial do…