«Aprometemos Atividade no Jardim» traz dança, música, instalação artística e “saber fazer” ao Jardim Público de Évora.

«Aprometemos Atividade no Jardim» é uma proposta da PédeXumbo, em co-organização com a Câmara Municipal de Évora, que vai levar dança, música, instalação artística e “saber fazer” ao Jardim Público de Évora, nos dias 14 e 15 de agosto.

Saímos do Espaço Celeiros e vamos agora habitar o verdejante Jardim Público de Évora, durante dois dias, com um programa frenético, que convida a criar, participar e desfrutar de diferentes disciplinas artísticas em conjunto, propondo formas reinventadas da tradição.

Este ciclo de programação é o primeiro de um conjunto de atividades que quer aproximar, cada vez mais, a PédeXumbo da cidade de Évora, aproximando ainda esta comunidade das práticas da dança tradicional e outras que promovemos, cativando novos públicos para dançar e criar em conjunto, na cidade que nos acolhe.

Programa:
Assim, temos um programa que traz uma Oficina de Danças Africanas, com a Associação Batoto Yetu, e uma Oficina de Forró, com Espaço Baião, estas são danças tradicionais que estão espalhadas pelas grandes cidades do mundo e têm cativado públicos de todas as idades.

Vamos ainda fazer uma Oficina de Flores de Papel, uma prática colectiva que a PédeXumbo tem vindo a promover no âmbito da investigação que desenvolvemos dos Mastros Tradicionais de Odemira. Esta oficina vai ensinar a técnica tradicional de dobragem de papel e culminar na inauguração de «@ menina@ Dança?», com a colocação das flores neste Mastro que será criado para Dançar.

«@ menin@ dança?» é uma instalação artística inspirada nos bailes tradicionais, em formato interativo, que convida quem passa a experienciar a essência de dançar em coletivo, e vai estar patente de 14 a 31 de agosto.

Fechamos este ciclo de programação com a energia estonteante do concerto de Turfu (FR), uma dupla futurista que mistura os ritmos dançantes do acordeão e as repetições abstratas da eletrónica. Longos crescendos techno, dissonâncias de acordeão e emoções confusas é como os franceses Matthieu Souchet e Raphaël Decoster nos transportam para o seu universo minimalista de um transe hipnótico, cru e festivo.

Entrada gratuita. Lotação Limitada.
Reservas de lugar nas oficinas e no concerto para: [email protected] ou 266732504
+ info www.pedexumbo.com

ORGANIZAÇÃO: Associação PédeXumbo, Câmara Municipal de Évora

APOIO: República Portuguesa – Cultura, Direção Geral das Artes

IMAGEM: Joana Torgal

Fonte: Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Bairro Comercial Digital de Évora apresentado segunda-feira, dia 4 março

O consórcio liderado pelo Município de Évora, de que fazem parte a Associação Comercial do…