A faturação do setor da restauração em Portugal deverá registar uma quebra de 43,5% em 2020 face ao ano anterior, de acordo com a estimativa do Estudo Setorial da Informa D&B.

O valor da faturação deverá ficar pelos 2625 milhões de euros, depois de vários anos de crescimento contínuo. Em 2019, o setor tinha atingido os 4 645 milhões de euros, que representava um aumento de 4% face a 2018.

As restrições à mobilidade e à atividade dos estabelecimentos de restauração, a perda de poder de compra da população e o colapso da atividade turística são as principais razões da quebra estimada pela Informa D&B.

Os mesmos fatores, bem como o desemprego, vão condicionar a recuperação do setor em 2021. Para 2022, prevê-se uma aceleração do crescimento, mas com valores de faturação ainda inferiores aos registados em 2019.

Estrutura do setor

A oferta do setor apresenta um elevado grau de fragmentação, predominando os operadores independentes e de dimensão reduzida, em que a gestão da empresa está normalmente a cargo dos detentores do capital.

Contudo, observa-se uma tendência de concentração empresarial, decorrente do sucesso das principais cadeias de comida rápida e da restauração informal, cujo peso no mercado cresceu consideravelmente nos últimos anos. É previsível que esta tendência se acentue nos próximos meses, num contexto marcado pela forte redução da atividade devido à Covid-19.

Em 2019 havia em Portugal 32 364 empresas de restauração. O volume de emprego gerado ascendeu a 170 mil trabalhadores nesse mesmo ano, o que representa um número médio de 5,2 empregados por empresa. Lisboa concentra o maior número de operadores, com mais de 30% do total de sociedades em atividade. As cinco maiores empresas do setor por volume de negócios detinham uma quota de mercado conjunta de 12% em 2019, enquanto o peso global das dez principais rondou os 16%.

Fonte: Informa D&B / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Profissionais da restauração de Reguengos de Monsaraz recebem formação em serviço de mesa e atendimento

Os profissionais do setor da restauração do concelho de Reguengos de Monsaraz vão receber …