O Presidente da China, Xi Jinping, encontrou-se ontem (dia 3) com o Presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, em Astana, capital do país da Ásia Central.

Na ocasião, o líder chinês disse estar muito feliz por visitar o Cazaquistão e verificar o desenvolvimento daquele belo país. Sublinhou que as duas nações possuem uma amizade tradicional que não só resultou numa parceria estratégica abrangente, após o estabelecimento das relações diplomáticas há 32 anos, como também remonta há mais de 2 mil anos, por causa da Rota da Seda.

Xi Jinping ressaltou que, independente das mudanças internacionais, a China não mudará a posição de manter a amizade com o Cazaquistão, a cooperação bilateral em todos os setores, o apoio mútuo nas questões de interesses fundamentais e a confiança na realização dos objetivos de desenvolvimento das duas nações.

O Presidente chinês manifestou também a vontade de trabalhar em conjunto com o Presidente cazaque para construir uma comunidade de futuro compartilhado China-Cazaquistão com mais sentido e vigor, bem como contribuir ainda mais para o desenvolvimento e a estabilidade da região e do mundo.

Expresso direto China-Europa pelo Mar Cáspio

Também ontem, os dois Presidentes participaram, por vídeo, na cerimónia inaugural do Expresso Direto China-Europa Trans-Cáspio.

No mesmo dia, os dois líderes assistiram ainda à cerimónia de abertura do Centro Cultural China-Cazaquistão e da filial no Cazaquistão da Universidade de Língua e Cultura de Pequim, no Palácio Presidencial em Astana.

Recorde-se que o Presidente Kassym-Jomart Tokayev estudou, quando era jovem, naquela Universidade.

Imprensa cazaque publica artigo de Xi Jinping

Alguns importantes jornais do Cazaquistão publicaram um texto do Presidente da China, Xi Jinping, intitulado “Trabalhar de mãos dadas para abrir novo capítulo das relações sino-cazaques”, alusivo à sua visita de Estado ao País.

Xi Jinping lembrou que a China e o Cazaquistão têm uma amizade tradicional de mais de 2000 anos por causa da Rota da Seda. Há 11 anos, ele próprio lançou a Iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” no país da Ásia Central. Desde então, as cooperações bilaterais alcançaram notáveis resultados no comércio, intercâmbio cultural e pessoal, e coordenação internacional.

Para o desenvolvimento futuro das relações entre os dois países, Xi Jinping lançou as seguintes quatro propostas: consolidar a política de apoio mútuo, promover as cooperações de benefícios recíprocos, reforçar a amizade tradicional e enfrentar em conjunto as mudanças internacionais.

O Presidente chinês revelou ainda que iria celebrar com o presidente Tokayev novos protocolos para impulsionar a parceria estratégica abrangente China-Cazaquistão para um patamar ainda mais elevado.

Publicidade: Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China.

Secção de comentários fechada.

Veja também

Exposição em Évora mostrou principais momentos da independência de Moçambique

Foi a 25 de junho de 1975 que foi proclamada a independência de Moçambique. Para assinalar…