Com a pandemia provocada pela Covid-19 ainda a condicionar a vida das populações, a Câmara de Évora volta a comemorar, em 2021, os valores conquistados a 25 de Abril de 1974 com uma programação mista que integra, por um lado, duas emissões especiais com transmissão na rádio e, em vídeo, nas redes sociais.

Paralelamente, vão acontecer iniciativas culturais e desportivas no espaço público. Na manhã de domingo, às 11h, o Auditório do Colégio do Espírito Santo, da Universidade de Évora, recebe a sessão comemorativa dos 47 anos da Revolução de Abril.

“Rádio 25 de Abril – Sintonize a Liberdade” é o nome dado às emissões comemorativas através das quais a autarquia se associa à Rádio Telefonia do Alentejo e à Diana FM, as duas rádios locais do concelho, para transmitir duas emissões especiais, nos dias 24 e 25 de abril, que podem ser ouvidas na frequência destas estações emissoras e numa das redes sociais do município: www.facebook.com/evoranoticias.

As emissões podem também ser escutadas no Centro Histórico através de um sistema de som ambiente instalado especificamente para o efeito.

Sob o mote “Nem em Casa a Liberdade se Confina”, o destaque na noite de do dia 24 vai para a música, com a transmissão do concerto de Jorge Palma, previamente gravado no Teatro Garcia de Resende. A emissão encerra à meia-noite com a inevitável “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, interpretada em conjunto pelo Coral Évora, pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, pelo CORUÉ e, também, pelos Cantares De Évora.

Na programação de dia 25, que irá ser emitida entre as 10h00 e as 13h00, o foco vai para as entrevistas com ativistas políticos, operacionais e antigos presos políticos. António Gavela, António Murteira, Aurora Rodrigues, Eduardo Luciano, José Luís Cardoso, José Pedro Soares e José Pinto de Sá trazem relatos sobre “A vida no 24 e depois do 25”. A emissão matinal incluirá ainda contos e música ao vivo.

Ainda na manhã de dia 25, na Praça 1.º de Maio, será iniciada a pintura de um Mural alusivo ao 25 de Abril e aos tempos de pandemia que vivemos, a cargo dos artistas plásticos Pedro Fazenda, Carlota Jardim, Joana Gancho, Oliveira Tavares, Sónia Godinho, Gonçalo Gouveia e Cláudia Sofia.

A programação cultural e desportiva alusiva a estas comemorações integra outras iniciativas que merecem referência: entre os dias 22 e 25, os 16 grupos integrantes das Vozes de Abril estão a surpreender com miniconcertos não anunciados em vários locais de passagem, de chegada e de partida. Ainda na música, as bandas filarmónicas de Évora vão atuar em várias freguesias do concelho ao longo de todo o dia 25 de abril. Nota também para o cinema com a antestreia do filme “Prazer, Camaradas!”, de José Filipe Costa, cuja sessão está agendada para as 10h30 de sábado (dia 24), no Auditório Soror Mariana, com a presença do realizador e da enfermeira Carmen Garcia, autora do blogue “A Mãe Imperfeita”.

As atividades desportivas decorrem no dia 25, no Complexo Desportivo e no Circuito de Manutenção do Alto dos Cucos, com realce para as “12 horas a correr pela Liberdade”, organizadas pelos grupos Correr em Évora e ÉvoraRunners. Ao longo do dia, estão também previstas outras ações, como caminhadas, jogos tradicionais e torneios de várias modalidades.

O programa de comemorações do 25 de Abril pode ser consultado em www.cm-evora.pt.

Fonte: Município de Évora / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Bairro Comercial Digital de Évora apresentado segunda-feira, dia 4 março

O consórcio liderado pelo Município de Évora, de que fazem parte a Associação Comercial do…