O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é assinalado oficialmente a 30 de maio, data que une todos os anos a comunidade nacional e internacional de Esclerose Múltipla (EM)na partilha de histórias e sensibilização do público em geral para a doença,celebrando a solidariedade global e a esperança no futuro.
Como membro da Federação Internacional da Esclerose Múltipla (MSIF), a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) regista anualmente a data em Portugal e faz campanha com todas as pessoas afetadas pela EM. Estão previstas diversas atividades que irão decorrer até dia 31 de maio de norte a sul do país, entre as 18 (dezoito) delegações regionais e a sede nacional em Lisboa.
Conexões EM é o tema do Dia Mundial desde 2020, por orientação da MSIF, e 2023 será o último ano em que se comemora a data sob o mote “Eu conecto-me, nós conectamo-nos”. A campanha pretende alertar para a importância das conexões à comunidade, com o próprio e a cuidados de saúde de qualidade, desafiando as barreiras sociais que fazem com que as pessoas com Esclerose Múltipla (PcEM) se sintam sozinhas e socialmente isoladas.
Mas este dia é também uma oportunidade para sensibilizar a sociedade para a causa e missão da SPEM, chamar a atenção para a doença, os seus sintomas e importância do diagnóstico precoce, defender melhores serviços, celebrar redes de apoio,defender o autocuidado, pressionar os decisores políticos para conseguir mais e melhores serviços e tratamentos para as PcEM e mostrar ao atual governo o que ainda tem de ser feito para melhorar a condição de vida destas pessoas em Portugal.

Atividades previstas:
● 27 e 28 de maio – “Levar Mais Longe a EM” – cada delegação da SPEM é chamada a conectar-se com sócios, amigos e simpatizantes da causa e a promover atividades regionais.
30 de maio (manhã) – realização da conferência “Reabilitar as funções das PcEM” no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.
30 de maio (tarde) – apresentação do projeto “Wildheart Expedition – Exploring the World with MS”, a volta ao mundo do Pedro Rebelo (PcEM) e da Ana Cristina Teixeira, junto ao Padrão dos Descobrimentos.
31 de maio – realização da 2ª edição do evento “SPEM Solidária Marvila – EM’contros” com atividades e surpresas, incluindo um almoço piquenique partilhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Programa da RTA destaca que “qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma”

A atividade física, em particular dos mais velhos, foi o tema escolhido para o programa de…