LPCC promove II Encontro Nacional do Voluntariado

O II Encontro Nacional do Voluntariado da Liga Portuguesa Contra o Cancro, realiza-se este sábado, dia 1 de abril, no Auditório do CNEMA – Centro Nacional de Exposições de Santarém, integrado nas comemorações do 82.º Aniversário da instituição, que se assinala no dia 4 de abril.

Suportado nos seus dois pilares estatutários, a Solidariedade e a Humanização, nesta iniciativa onde estarão representados todos os voluntários do país, de norte a sul, incluindo ilhas, onde o lema é “Fazer o bem sem olhar a quem”.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem no voluntariado a sua maior força, apostando na humanização da assistência ao doente oncológico, em várias vertentes: através do voluntariado hospitalar, em que o voluntário presta apoio prático e/ou emocional aos doentes em regime de ambulatório e internamento nos hospitais com serviços de oncologia; do voluntariado comunitário, em que há uma dinâmica de grupos de voluntários que desenvolvem ações de e para a comunidade em que estão inseridos, na sensibilização para a prevenção da doença oncológica, apoio ao doente oncológico e família e angariação de fundos.

A LPCC promove também o voluntariado de entreajuda, onde o voluntário sobrevivente de cancro partilha o seu testemunho de esperança, materializado nos Movimentos de voluntários ‘Vencer e Viver – MVV’ (Cancro de Mama), o

‘Movimento de Apoio à Pessoa Ostomizada – MAPO’ e o ‘MovAplar’ (apoio a pessoas laringectomizadas) e o Voluntariado de Competências, em que o voluntário coloca o seu conhecimento ao serviço do doente oncológico e comunidade.

Sendo o voluntariado um dos pilares da atividade desenvolvida pela LPCC, a formação dos voluntários é imprescindível e acautelada pela LPCC. Para ser voluntário, é necessário frequentar um Curso de Formação promovido pela LPCC, caso a candidatura seja aceite, e frequentar um estágio na área de voluntariado onde foi admitido.

Encontro reúne voluntários de todo o País


A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem, neste momento, cerca de 20.408 Voluntários, de todas as regiões do País. Não sendo possível a presença de todos o seu espírito estará seguramente presente naqueles que participam neste Encontro Nacional.

Ao longo do dia, haverá espaço para a apresentação de testemunhos de voluntários e para conhecer melhor o papel que a área da Psico-Oncologia e do Apoio Social promove junto dos doentes e dos seus cuidadores.

Além das conferências de especialistas e testemunhos dos voluntários, o Encontro vai também ser pautado por momentos artísticos promovidos pelos voluntários e por grupos culturais convidados.
As doenças oncológicas continuam a registar uma alta incidência em Portugal, em número de novos casos, com cerca de 60.000 novos diagnósticos a cada ano, constituindo-se como uma das principais causas de morbilidade, incapacidade e mortalidade no país, com profundo impacto nos doentes, nas famílias e na sociedade.

Conheça todos os números do apoio da LPCC ao doente oncológico e ao cuidador aqui: https://www.ligacontracancro.pt/a-liga-em-numeros/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Beja: Cinco séculos de história partilhada – Portugueses, Ciganos e Alentejanos

As comunidades portuguesas de origem cigana têm uma presença em Portugal que remonta a mai…