O Município de Vendas Novas aderiu a um projeto escolar dedicado à problemática do daltonismo: o ColorADD.

É um projeto destinado aos alunos do 3.º ano do Agrupamento de Escolas, que abrange este ano letivo e o próximo, um investimento total de 1 000 euros. Consiste em ações de capacitação para uma maior consciencialização do problema do daltonismo, permitindo o contacto com a visão daltónica, sentindo os seus constrangimentos e experienciando a diferença. Inclui também rastreios do daltonismo para que seja possível um diagnóstico precoce.

A apresentação foi feita nos dias 12 e 13 de janeiro, na extensão do Centro Educativo e Escola Básica de Landeira, com uma ação de sensibilização que deu aos alunos a possibilidade de verem o mundo pelos olhos de quem sofre de daltonismo. A cada um dos 100 alunos, foi também entregue um kit ColorADD, oferta do Município de Vendas Novas, que inclui saco, lápis de cor e caderno de atividades para a exploração autónoma, independente e lúdica desta linguagem universal.

Este projeto inovador tem um caráter intermunicipal, através da CIMAC, e localmente, conta com a parceria do Centro Ótico Casa Branca, numa perspetiva de responsabilidade social.

A Câmara de Vendas Novas recordou ainda que “o daltonismo, também conhecido como discromatopsia ou cegueira das cores, é um distúrbio visual de transmissão hereditária que se carateriza pela incapacidade de perceção e distinção das cores. Existem diversos graus de daltonismo, sendo que em casos mais raros a visão pode ser monocromática (ver uma só cor)”.

Frisou que “existem 350 milhões de daltónicos no mundo: 90% precisa de ajuda a escolher a roupa; 73% sentiu vergonha na cor escolhida e 17% só descobriu que era daltónico depois dos 20 anos de idade”.

É ainda explicado que “o ColorADD, o Alfabeto das Cores, é uma linguagem universal, inclusiva que permite aos daltónicos, em todo o mundo, identificarem corretamente as cores. O Código representa as 3 Cores Primárias – Azul, Amarelo e Vermelho – através de símbolos gráficos. Com base na ‘Teoria Universal da Adição de Cor’ os símbolos podem ser relacionados entre si e todas as cores identificadas graficamente. O Preto e Branco aparecem para nos indicarem os tons escuros e claros de cada cor”.

Fonte: Município de Vendas Novas / Nota de imprensa

  • Certificação do Posto Territorial de Vendas Novas

    Cerimónia de apresentação da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade no Posto Terri…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Vídeo sobre a pandemia feito por aluno de Évora tem tido “feedback” positivo

Trabalho do jovem de 14 anos já foi mostrado em várias escolas. Foto: Miguel Madeira …