A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA anuncia o lançamento da VINEAS, uma plataforma para o setor do vinho promover o desenvolvimento de estratégias e soluções de adaptação às alterações climáticas.

A VINEAS é resultado do projeto MEDCLIV liderado em Portugal pela NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

O MEDCLIV é um projeto co-financiado pelo EIT Climate-KI, que une cinco países da região Mediterrânica, uma das mais afetadas pelas alterações climáticas. Numa altura em que as questões como a sustentabilidade são cada vez mais prementes no setor da vinha e do vinho, o MEDCLIV vem dinamizar o ecossistema nacional, tendo como principais  objectivos a caracterização do sector nas suas preocupações climáticas e o desenvolvimento de  eventos participativos e de cocriação. Hoje o projeto atingiu um dos principais objetivos: o lançamento da plataforma VINEAS.

A plataforma VINEAS agrega a informação, conhecimento e resultados práticos do projeto que pretende mitigar as alterações climáticas no setor do vinho, reunindo os agentes de Portugal que podem partilhar os seus próprios projetos e resultados de sustentabilidade. O objetivo final é que a plataforma seja um espaço de partilha de soluções gerais e específicas para a vinha, com dados atualizados e um mapa relacional e geográfico. Entre os agentes presentes na plataforma de cooperação do setor do vinho estão entidades do Distrito de Évora, nomeadamente a Universidade de Évora, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), e a Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA).

O projecto MEDCLIV é liderado em Portugal pela NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e decorre em mais quatro países mediterrâneos: Espanha, Itália, França,  Eslovénia e Chipre. As restantes parcerias do projeto são: a Fundação Edmund Mach e o Instituto de BioEconomia (Itália); o Instituto Nacional de Investigação para a Agricultura, Alimentação e Ambiente e do Centro de Investigação Agrícola para o Desenvolvimento (França); a Universidade Politécnica de Valência (Espanha); Instituto Nacional de Química (Eslovénia); e Universidade de Tecnologia do Chipre.

Sobre a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA é uma das principais faculdades de Engenharia, Ciências e Tecnologia de Portugal, reconhecida pelo seu carácter inovador, imersa num ecossistema empreendedor que se caracteriza pela forte ligação ao tecido empresarial e pela sua comunidade de startups.

Fundada em 1977, na zona da Caparica, o campus universitário é o maior do país, com cerca de 8000 estudantes, 500 docentes, 1090 investigadores, 1180 projetos e 200 funcionários.

O reconhecimento da sua oferta educativa traduz-se pelo preenchimento a 100% das vagas que oferece e é repercutido no índice de empregabilidade de 98%. O perfil diferenciador da NOVA School of Science and Technology caracteriza-se também pela resposta à dinâmica e exigência do mercado de trabalho, valorizando a integração das soft skills na sua dimensão pedagógica, através do Perfil Curricular.

A NOVA School of Science and Technology| FCT NOVA acolhe 16 centros de investigação reconhecidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A qualidade científica reflete-se também na produção científica, com publicações no TOP 10 das principais revistas internacionais da especialidade, sendo o espaço de ensino português com maior concentração de laboratórios CoLABs e Bolsas European Research Council (ERC). O resultado deste desempenho é a integração da faculdade na prestigiada rede de universidades tecnológicas CESAER e em consórcios com universidades europeias e dos EUA, desde a CMU à MIT.

Além dos 15 hectares construídos, a faculdade vai expandir-se para os 17 hectares restantes, uma expansão que inclui a infraestrutura de ciência e tecnologia Madan Parque. Os planos de expansão demonstram que a NOVA School of Science and Technology| FCT NOVA é uma escola orientada para o futuro, sempre baseada numa investigação internacional de vanguarda.

Mais informações: https://www.fct.unl.pt/pt-pt

Fonte: FCT / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Herdade da Rocha, enoturismo e gastronomia de alto nível no Alentejo

O seu Boutique Lodge, a Reserva Natural ou o Retiro da Paz inaugurado pelo Prémio Nobel, J…