Estradas de ligação a Palma e à Comporta
O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, continua a envidar esforços para exigir a reparação do IC-1 (Palma – Alcácer do Sal) e o alargamento de bermas na EN-253 (Comporta – Alcácer do Sal) pela sua perigosidade. Neste âmbito, o edil solicitou reuniões com o Secretário de Estado das Infraestruturas e com o presidente do Conselho de Administração Executivo da Infraestruturas de Portugal, S.A.
No caso do IC-1, o troço entre Palma e Alcácer do Sal é fundamental na ligação norte-sul (mercadorias e passageiros) e no trânsito turístico. Tem uma procura média diária na ordem de, pelo menos, 8 mil veículos e encontra-se em péssimo estado.
No caso da EN-253, o troço entre a Comporta e Alcácer do Sal exige a construção de bermas, dado o aumento impressionante da procura e do acesso aos novos campos agroalimentares (grandes produções na larga maioria para exportação em camiões frigoríficos) e no trânsito para as praias (Troia até Santo André).
Ambas as vias apresentam claros riscos crescentes de sinistralidade rodoviária, que urgem ser resolvidos pela segurança de todos os utilizadores.