O novo Parque de Estacionamento do Teatro Garcia de Resende, em Évora, já pode ser usufruído pela população. Este equipamento, agora renovado, dispõe de 78 lugares, 34 dos quais reservados a residentes, 41 em regime de estacionamento tarifado e três destinados a utentes com mobilidade condicionada. Foi ainda previsto espaço para velocípedes e instalação das infraestruturas necessárias para receber equipamento para carga de veículos elétricos.

Na conceção do novo parque de estacionamento, para além do cuidado que houve em preparar um projeto urbanisticamente bem integrado numa das zonas mais nobres do Centro Histórico, foram também acauteladas todas as medidas de ordem ambiental adequadas a este tipo de construção. As seis oliveiras existentes foram transplantadas e aproveitadas noutro local, e foi prevista a plantação de 221 novos elementos vegetais: 36 árvores, 87 pés de arbusto e 98 herbáceas. Foi ainda instalada uma rede de rega ecológica e melhorada substancialmente a iluminação pública com candeeiros equipados com lâmpadas LED de economia de energia.

Apesar de ainda estarem em fase de conclusão alguns trabalhos na envolvência, o parque já dispõe de condições suficientes para poder funcionar, facto que determinou a decisão da Câmara Municipal de autorizar a respetiva abertura ao público. Deste modo foi possível reduzir o tempo que os utentes, particularmente os residentes na zona, tiveram que estar privados do usufruto deste equipamento, fundamental para o suporte à atividade cultural do Teatro Garcia de Resende, mas também, e em grande medida, importante para a dinâmica e vitalidade do Centro Histórico de Évora.

No dia 17 de abril, o presidente da Câmara, presidente da Mesa da Assembleia Municipal, vereadores e técnicos, com ligação ao projeto e à execução dos trabalhos, deslocaram-se ao local para acompanhar a abertura ao público do novo parque de estacionamento.

Na ocasião, Carlos Pinto de Sá agradeceu o empenho de todos os profissionais que tornaram possível a realização desta obra, que apesar das contingências da pandemia, decorreu sem incidentes e dentro dos prazos estabelecidos. O presidente da Câmara referiu ainda a ligação do projeto à remodelação do Teatro Garcia de Resende, em fase de conclusão, sublinhando a importância deste no contexto da candidatura de Évora a Cidade Capital Europeia da Cultura 2027.

O projeto de remodelação do Parque de Estacionamento do Teatro Garcia de Resende, inserido na estratégia municipal de regeneração urbana e revitalização do Centro Histórico de Évora, resultou da candidatura apresentada pelo Município ao Programa Operacional Alentejo 2020, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, através do qual obteve financiamento a 85%

Fonte: Município de Évora / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Bairro Comercial Digital de Évora apresentado segunda-feira, dia 4 março

O consórcio liderado pelo Município de Évora, de que fazem parte a Associação Comercial do…