Foi criado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo um Centro Qualifica AP, com o objetivo de dar resposta “às necessidades de formação dos trabalhadores que exercem funções públicas na administração central e local”.
O anúncio foi feito pela CCDR do Alentejo, em nota de imprensa, na qual acrescenta que com este centro pretende-se “contribuir para o reforço da qualificação profissional para a eficiência e eficácia dos serviços a prestar aos cidadãos e às empresas”.
O Centro Qualifica AP foi criado na CCDR do Alentejo pelo “Governo, através do despacho n.º 12126/2021 de 14 de dezembro, à semelhança do que acontece nas restantes CCDR”, acrescentou a mesma fonte.
De acordo com a nota de imprensa enviada ao Grupo Diário do Sul, este centro “integra-se no Programa Qualifica AP, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 32/2019 de 14 de fevereiro”, sendo de referir que este “é um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Investimento TD-C19-i07 da sua componente 19 – capacitação da Administração Pública – formação de trabalhadores e gestão do futuro”.
Segundo a CCDR do Alentejo, “prevê 16,7 milhões de euros para o seu desenvolvimento, a ser implementado pelo Instituto Nacional de Administração (INA), I.P. (enquanto entidade coordenadora da formação profissional na administração pública), que atuará como beneficiário intermediário”.
Destacou ainda que “o objetivo é aumentar o nível de qualificação de 25 500 trabalhadores da administração pública, até ao final do primeiro trimestre de 2026”.
A mesma fonte revelou que, “durante o primeiro trimestre deste ano, com a celebração de um contrato de financiamento entre a CCDR e o INA, I.P., este centro do Alentejo promoverá uma resposta desconcentrada e regionalizada aos trabalhadores que necessitem e queiram aumentar o seu nível de qualificação, melhorar e aprofundar competências profissionais”.
A par disso, visa também “beneficiar os objetivos de política pública para a promoção da competitividade social e económica da região”, pode ler-se na mesma nota de imprensa.
A CCDR do Alentejo reiterou que “o Centro Qualifica AP é assim um contributo relevante para a capacitação dos serviços da administração pública central e local existentes no território, por via da valorização dos seus recursos humanos”, apontando ainda o objetivo de “responder aos desafios da desburocratização e digitalização, ao empreender processos de transformação e inovação nestes serviços”.
Autor: Redação DS / Marina Pardal
Foto: CCDR Alentejo