Foi criado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo um Centro Qualifica AP, com o objetivo de dar resposta “às necessidades de formação dos trabalhadores que exercem funções públicas na administração central e local”.

O anúncio foi feito pela CCDR do Alentejo, em nota de imprensa, na qual acrescenta que com este centro pretende-se “contribuir para o reforço da qualificação profissional para a eficiência e eficácia dos serviços a prestar aos cidadãos e às empresas”.

O Centro Qualifica AP foi criado na CCDR do Alentejo pelo “Governo, através do despacho n.º 12126/2021 de 14 de dezembro, à semelhança do que acontece nas restantes CCDR”, acrescentou a mesma fonte.

De acordo com a nota de imprensa enviada ao Grupo Diário do Sul, este centro “integra-se no Programa Qualifica AP, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 32/2019 de 14 de fevereiro”, sendo de referir que este “é um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Investimento TD-C19-i07 da sua componente 19 – capacitação da Administração Pública – formação de trabalhadores e gestão do futuro”.

Segundo a CCDR do Alentejo, “prevê 16,7 milhões de euros para o seu desenvolvimento, a ser implementado pelo Instituto Nacional de Administração (INA), I.P. (enquanto entidade coordenadora da formação profissional na administração pública), que atuará como beneficiário intermediário”.

Destacou ainda que “o objetivo é aumentar o nível de qualificação de 25 500 trabalhadores da administração pública, até ao final do primeiro trimestre de 2026”.

A mesma fonte revelou que, “durante o primeiro trimestre deste ano, com a celebração de um contrato de financiamento entre a CCDR e o INA, I.P., este centro do Alentejo promoverá uma resposta desconcentrada e regionalizada aos trabalhadores que necessitem e queiram aumentar o seu nível de qualificação, melhorar e aprofundar competências profissionais”.

A par disso, visa também “beneficiar os objetivos de política pública para a promoção da competitividade social e económica da região”, pode ler-se na mesma nota de imprensa.

A CCDR do Alentejo reiterou que “o Centro Qualifica AP é assim um contributo relevante para a capacitação dos serviços da administração pública central e local existentes no território, por via da valorização dos seus recursos humanos”, apontando ainda o objetivo de “responder aos desafios da desburocratização e digitalização, ao empreender processos de transformação e inovação nestes serviços”.

Autor: Redação DS / Marina Pardal

Foto: CCDR Alentejo

Veja também

Mais de 100 pessoas caminharam para apoiar projeto social de alunos da ESSF

Os alunos do 2.º ano do Curso Técnico de Apoio Psicossocial, da Escola Secundária Severim …