A praia fluvial de Monsaraz vai ter no dia 11 de julho, pelas 10h, uma ação de limpeza do lixo integrada na iniciativa Blue Flag Med Week, no âmbito do programa Clean Seas da Organização das Nações Unidas. A operação de limpeza do areal e das zonas envolventes à praia fluvial de Monsaraz está incluída nesta iniciativa que teve início em 2017 e envolve todos os países do Mediterrâneo membros da bandeira azul internacional, promovendo ações simultâneas de limpeza das praias e marinas sob o lema “Cuidar do mar que nos une”.

Com esta ação pretende-se contribuir para a preservação dos ecossistemas existentes na albufeira de Alqueva, pois o lixo marinho encontra-se em todos os lagos, rios, mares e oceanos do mundo, desde as zonas costeiras densamente povoadas às ilhas mais isoladas. Este tipo de lixo é um enorme problema para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos ou lacustres, mas também para a saúde humana.

As praias são ambientes propícios à aglomeração de pessoas e por isso são um local privilegiado para a concentração de resíduos, fabricados ou processados, que depois entram no sistema aquático e acabam no fundo dos oceanos. O lixo marinho afeta inúmeras espécies de mamíferos, répteis, peixes e aves, que ficam presas em redes de pesca ou que confundem os itens de plástico por alimento.

Na edição deste ano da Blue Flag Med Week participam organizações não governamentais de Portugal, Espanha, Croácia, França, Chipre, Montenegro, Grécia, Israel, Eslovénia, Turquia e Malta que pretendem mobilizar os habitantes, as associações, a comunidade escolar e os turistas das regiões para terem um papel ativo no combate ao lixo marinho.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Município de Reguengos de Monsaraz tem circuito de autocarro gratuito para a Praia Fluvial de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz está a disponibilizar desde o dia 8 de julho transpor…