Dia 8 de Setembro o Business Intelligence Group deu a conhecer os Sustainability Awards de 2021. De entre os premiados, contam-se a Associação Dark Sky® com o Dark Sky® Alqueva com o Sustainability Leadership Award e Apolónia Rodrigues com o Sustainability Hero. Os Sustainability Awards homenageiam as pessoas, equipas e organizações que fizeram e fazem da sustentabilidade uma parte integrante de sua prática de negócios ou missão geral.

Nas palavras de Apolónia Rodrigues, Presidente da Dark Sky®, “é uma grande honra poder contar com esta distinção porque representa o reconhecimento de mais de vinte anos a trabalhar em prol da sustentabilidade. A sustentabilidade sempre fez parte de tudo o que desenvolvi enquanto gestora e planeadora de destinos, seja através do primeiro projecto internacional em que participei logo em 1998, o “Learning Sustainability”, ou como membro, desde 2005, do grupo criado pela DG Grow da Comissão Europeia, o Tourism Sustainability Group. Mas o trabalho mais completo iniciou-se em 2007 pois foi possível aplicar de raíz o modelo integrado de desenvolvimento sustentável para destinos que fui aprimorado ao longo dos anos. E por isso, sem dúvida, a criação e implementação do conceito e marca destino Dark Sky® é aquele onde pude aplicar o conceito de sustentabilidade, tal como devem ser considerado. No entanto, também tem sido possível aplicar estes conhecimentos a outros projectos que podem valorizar cada vez mais o Alentejo e Portugal, como o European Network of Places of Peace nascido em 2010 em Evoramonte, no qual assumo a coordenação da Rota Places of Peace.”

Miguel Claro, Astrofotógrafo Oficial do Dark Sky®, acrescenta: “que estes prémios e reconhecimentos, são um importante contributo para o nosso árduo trabalho de bastidores, na tentativa de mudar mentalidades e abrir portas, ao mesmo tempo que sensibilizam os políticos nacionais e líderes mundiais para a diminuição do crescente problema da poluição luminosa, algo verdadeiramente fundamental na missão do Dark Sky®. Somente um céu prístino nos permite devolver a magia de um céu estrelado que a poluição luminosa vem retirando paulatinamente.”

“Estamos orgulhosos de recompensar e reconhecer a Associação Dark Sky®/ Dark Sky® Alqueva e Apolónia Rodrigues pelos seus esforços ao nível da sustentabilidade”, disse Maria Jimenez, Diretora de Nomeações, Business Intelligence Group. “Ficou claro para o nosso júri que a visão e estratégia continuará a apresentar resultados em direção a um mundo mais limpo e sustentável. Parabéns!”

Desde 2019, o Dark Sky® Alqueva tem continuado a incorporar melhorias ao nível expositivo, a reforçar a sua estratégia de sustentabilidade e o seu modelo de gestão de risco, diversificando a oferta de atividades e favorecendo a integração de novas unidades na rede de parceiros locais. Mas o conceito e marca destino Dark Sky® também tem crescido a nível nacional em resultado de parcerias regionais, originando assim o nascimento do Dark Sky Aldeias do Xisto em parceria com a ADXTUR, e Dark Sky® Vale do Tua em parceria com a ADRVT, formando assim com o Dark Sky® Alqueva a Rede Dark Sky® PORTUGAL e posicionando o nosso país como uma aposta para um destino internacional de referência no astroturismo e na sustentabilidade.

Fonte: Nota de Imprensa / Dark Sky Alqueva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Universidade de Évora organiza conferência e visita guiada a um sistema de irrigação fotovoltaica de alta potência

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) organiza uma conferência e…