Dois atletas de para-badminton do Clube de Badminton de Évora foram convocados para participar no Estágio da Seleção Nacional de Para-Badminton no passado mês de maio, tendo em vista participar no Spanish Para-Bádminton Internacional 2021, nos dias 10 a 16 de maio, em Cartagena, Espanha. A participação nesta competição internacional também permitiu a classificação funcional destes atletas na modalidade de para-badminton.

A atleta Joana Canudo foi classificada na classe funcional SU5 (classe em que o atleta tem comprometimento dos membros superiores) e o atleta Bruno Faria na classe funcional SL4 (classe em que o atleta tem uma limitação reduzida num ou em ambos os membros inferiores, levando a uma caminhada/corrida com algum comprometimento). Esta classificação funcional corresponde a um dos principais objetivos do Clube de Badminton de Évora para 2021, pois possibilita que estes atletas possam participar em competições nacionais e internacionais na modalidade de para-badminton. Sobretudo, permite que estes atletas continuem a SONHAR com a sua carreira desportiva!

O para-badminton (desporto adaptado) é o badminton estruturado para pessoas com deficiências físicas e terá a sua estreia nos próximos Jogos Paralímpicos de Tóquio (nos quais apenas podem participar pessoas com deficiência física). É pois uma modalidade paralímpica.

À data o Clube de Badminton de Évora tem 1/3 dos atletas federados de para-badminton em Portugal, encontra-se integrado no Mapa de Inclusão do Comité Paralímpico de Portugal e está identificado como um dos clubes cinco clubes em Portugal onde se pode praticar o para-badminton.

É um desporto que ainda passa despercebido em Portugal, sendo por isso muito importante o contributo de todos para a sua divulgação e promoção. É um caminho que se faz caminhando, e que muito contribui para que Évora se afirme cada vez mais como ‘capital, ibérica do badminton’. Parabéns à Joana e ao Bruno! Parabéns às famílias!

Fonte: Nota de Imprensa / Clube de Badminton de Évora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Europeus de Triatle, Biatle e Laser Run com balanço positivo

Terminou com chave de ouro a presença dos eborenses no Campeonato da Europa de Triatle, Bi…